14 de março de 2010

Ter bebê no Québec 3 - parto humanizado

Quando resolvemos engravidar, passamos a estudar tudo sobre o assunto. Nessas pesquisas, descobrimos as maravilhas do parto humanizado.

Na verdade, na escola, lá pra oitava série (como se chama isso nos dias atuais?), vi um video do nascimento de uma colega de classe que tinha nascido na piscina. Desde então fiquei fascinada. Um viva pras escolas alternativas! hahaha

Bom, voltando à vaca fria, decidimos que queríamos que nosso filhote nascesse numa banheira bacana, na nossa casa, com amigos especiais convidados, iluminação ideal e músicas cuidadosamente selecionadas. Como moramos a exatos 3 minutos da melhor maternidade do Rio, se tivéssemos qualquer tipo de complicação, correríamos pra lá.
Mas aí veio a reação das pessoas, achando um escândalo. O interessante é que "cada um faz o que quer da própria vida", mas se o outro fizer diferente, todo mundo cai de pau...

Como resolvemos esperar primeiro nos mudarmos pra Montréal, lá fomos nós de novo à pesquisa. E aí entrou o grande diferencial, pra mim definidor.
Acontece que eles acreditam que o parto tem que ser o mais natural possível. Existem vários centros de auxílio à mulher, que dão aula de parto, tem assistência física e psicologia e tem piscininhas para que as mães tenham seus bebês lá, do jeitinho que queríamos.

Aí, quando fomos ao Canadá ano passado, encontramos uma brasileira grávida que mora em Ottawa. Ela disse que vai ter o neném no Brasil, porque quer a estrutura do hospital, com anestesia e cesariana. Disse também que lá isso é bem mais difícil, que eles gostam "desses partos hyppongas na banheira". Nossa, ela nem sabe o quanto eu gostei desse depoimento! hahahaha

Então é isso, futuras mamães e papais, se pensam em ter filhotes em terras quebequenses, está na hora de irem mudando seus conceitos. Parto humanizado na cabeça! ;o)


O tempo agora:
Montréal 5ºC / Rio de Janeiro 25ºC

2 comentários:

Unknown disse...

(Hoje estou empolgada em fazer comentários. quem manda ter reunião familiar e se sentir um extraterrestre! Dá nisso!)
Este é um sonho meu de algum tempo (ter o meu bebê em casa). Da forma como EU achar melhor para o meu corpo e o meu filhote.
Não consigo ver essa decisão possível aqui no Brasil.
É difícil encontrar profissionais que assumam o risco (que sempre existe, mas cabe aos pais decidirem e não aos terceiros, quartos, ...) (além da questão financeira). Pensam ser modismo e como todo modismo tem que pagar o preço e bem "salgadinho".
Quando falo dos meus desejos para pessoas mais próximas, me chama de louca e ladeira abaixo.
Mas como o corpo é meu e se meu lindo rebento não sofre perigo, pq não? Basta o companheiro, pai, amigo estar de acordo e vamos lá.
Óbvio com muita preparação, pesquisa e estrutura e vamos ter nossos bebês da forma natural e não expulsos de nossos úteros como a ginecologia desse nosso Brasil nos impõe (salvo algumas excessões, lógico, mas muito poucas ainda).
E que venha nossas parteira em nossas casas.
Boa sorte e desculpe o comentário longo.
Gostei muito das suas idéias, viu.
Silvania

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Silvania,

Tem quase um ano que você fez esse comentário, mas como não respondi na época (não sei por que) achei que valeria à pena agora. Nem sei se você ainda acompanha o blog! *rindo*

Pois é, esse conceito de "o corpo é seu" não é nada respeitado no Brail, né? Isso vale também pra quem não quer ter filhos.

Aqui eu conheço algumas mulheres que já passaram dos 45 anos e não tem filhos. No Brasil elas "teriam ficado pra titia" ou teriam alguma "doença", todos teriam torrado a paciência delas por anos e anos... Aqui são apenas mulheres que escolheram não ter filhos, nada demais.

Enfim, Vive le Québec Libre! :)

Postar um comentário