17 de março de 2010

Quer ser meu amigo?

Somos brasileiros então somos amigos? Não necessariamente.

Tenho poucos amigos. Mesmo no facebook tenho poucos amigos. Não estou querendo dizer que isso é bom, só que eu sou assim. Uma pessoa passa a ser minha amiga quando nos conhecemos há algum tempo e durante esse tempo ela mostra do que gosta, como o faz, em que acredita. Se formos parecidos, podemos ser amigos; se nem tanto, podemos ser amigos "ma non troppo". Mas se alguém dá declarações que eu não concordo, porque seriamos amigos?

O fato de morarmos no mesmo bairro, não nos faz amigos. O fato de termos nascido na mesma cidade, não nos faz instantaneamente amigos. Se gostarmos de coisas parecidas e acreditarmos em coisas parecidas, ai sim, poderemos ser amigos.

Talvez por ser assim estranho é que tenho dificuldades para entender certas coisas. Pessoas que não tem nada em comum, apenas o fato de terem nascido no mesmo pais, tornam-se instantanemente amigos porque vão morar em outro país. Mas acredito que pessoas em situação difícil devem se ajudar e até virar amigos.

Sei que existem pessoas com os mais variados motivos se mudando para o Canadá. Mas não consigo entender determinados comportamentos. Por exemplo: uma pessoa no Brasil tem emprego, casa própria, carro, poupança. Antes de ir para o Canadá, viaja por várias cidades do Brasil para de despedir (como se nunca mais pudesse voltar) e quando chega lá, vai pegar comida gratuita que deveria ser destinada às pessoas carentes (e alguns ainda reclamam que as latas estão amassadas). Acredito que essa comida é para ajudar a todos que precisam, mas pegar só porque é de graça, depois ir ao supermercado pra complementar a feira e ainda dizer que é pra economizar dinheiro? Alguém pode me explicar?

Não quero que os quebequenses achem que todo brasileiro é assim. Li para uma amiga quebequense um desses blogs e ela ficou revoltada com o sujeito que foi de carro buscar a comida e deixou alguém que precisa passando fome. Gostaria de ver essas pessoas na fila de um Restaurante Popular no Brasil.

Não quero ser amigo de quem pensa assim, nem no Brasil, nem no Québec, em lugar nenhum, nunca.

Quer ser meu amigo?

6 comentários:

Juliana disse...

Concordo em gênero, número e grau com vc!!!

Às vezes alguns relatos me deixam p da vida... algumas pessoas deixam o brasil, mas levam consigo o jeitinho brasileiro... é vergonhoso e, dessas pessoas, não quero ser amiga...

Patitando disse...

Oi Alice, tudo bem? Obrigada pela visita e pelos comentários lá no blog. Eu vou investigar a opção de cargo, não sabia que era direto não... Só fico na dúvida dela ficar muito estressada, porque nunca viajou de avião. Vamos ver!
Sobre o Bilac, sinto muito pela perda, acho que os animais nos cativam de um jeito tão especial que nem sei como vai ser quando a Pucca um dia se for. Qual o nome do seu gato? Eu também não vejo nenhum problema em gatos e cães serem amigos... Na verdade tenho alguns exemplos de algumas casas onde eles se dão muito bem!!

---
Sobre o seu post, gostei muito do texto. É lógico que é bom conhecer brasileiros por lá para aumentarmos nossa rede de contato, mas amizade é uma coisa diferente. Não dá para ser amigo de alguém só porque é brasileiro, é algo que vai muito além disso. E também, às vezes nossos conterrâneos nos dão um pouco de vergonha...

Abraço!

Patitando disse...

Ahhhh tá, só agora que vi que quem escreveu o post foi o Gato de Cheshire, e não a Alice... Desculpe!
De qualquer forma, gostei do post do mesmo jeito... :-)

Aline disse...

Olá Alice e Gato de Cheshire!

É verdade esse lance sobre amizade. Nessa fase de pesquisas frequentamos muitos blogs, trocamos muitas informações e acho que algumas pessoas se apoiam demais nisso, achando inclusive que esses poderão ser seus únicos "conhecidos" em terras estrangeiras.
Elas esquecem de ganhar o mundo, connhecer gente nova, no caso do Canadá, gente de todos os cantos do mundo provavelmente, culturas novas, se arriscar mais. Mas enfim, cada um com seus objetivos e aspirações.
Quanto à cesta básica, eu li sobre isso numa comunidade e é triste, mas duvido que aqui no Brasil teriam humildade para entrar numa fila com pessoas realmente menos favorecidas para pegar uma cesta básica, mesmo se precisassem muito.
Bom, parabéns por mais um excelente post.

Bjos.

Aline.

Alice no País das Maravilhas disse...

Eu quero ser sua amiga, hoje e sempre! ;)

Beta Takaki disse...

CONCOOOOOOOOOORDOOOO 100% em tudo!! Sera q podemos ser amigas?! hihihi brincadeira... mas vc esta certissimaaa!

Postar um comentário