14 de março de 2010

Ter bebê no Québec 1

Nós não temos filhos. Mas sim, pretendemos.

Somos casados há 8 anos e prá nós, tudo deve ser devidamente planejado. Por isso, escolhemos esperar até o momento certo pra ter um bebê.

Como já estamos com pra lá de 30, tá chegando um certo limite físico (velhice é foda! *rindo*). E como estamos de mudança pra Montréal, está chegando o tal momento ideal. Nosso plano é engravidar no primeiro ou segundo ano no Québec, dependendo dos estudos e do corpo, claro!

Pra quem tá no mesmo barco, uma boa notícia é que as mamães de filhos de até 6 anos e que estudam, têm direito à bolsa de tempo integral, mas só precisam estudar tempo parcial. Ou seja, você pode pegar leve no estudo para ter tempo pro seu bebê, mas não precisa entrar em pânico com as finanças.

Outra coisa boa? As universidades têm garderies (creches) para os filhos de seus alunos, professores e funcionários. Assim elas garantem que as mamães-leoas ficarão calminhas e concentradas nos estudos...hehehe


O tempo agora:
Montréal 5ºC / Rio de Janeiro 25ºC

 _________________________

2011-04-21

Sobre as garderies, tenho só ouvido falar como é complexo conseguir uma vaga. Tem gente que fala em 2 anos! Ou seja, pode não ser viável que seu filho fique na garderie da universidade. Mas isso tudo é chute e "disse-me-disse" porque na real não tenho muito contato com esse mundo.

Minha prima teve problemas pra achar uma vaga numa garderie decente quando chegou. Mas o caso dela é bem peculiar porque ela está aqui só por uma temporada de um ano, então não teve como esperar por uma vaga na universidade onde ela está estudando. Ou seja, terminou escolhendo uma escola particular pra filhota dela.

Nesse quesito, me chocou um pouco o preço, acho que são uns 600$ por mês! Tipo, é o preço da universidade pra quem faz tempo completo!

Mas pra quem vem pra cá, engravida aqui e tals, é só se inscrever na lista de espera quando já estiver grávida. ;)

0 comentários:

Postar um comentário