14 de março de 2010

Os outros que me desculpem, mas estudar é fundamental

Sei que depois de fazer 13 anos de ensino fundamental, mais 4/5/6 anos de graduação e mais especialização... As pessoas que não pretendem seguir um caminho acadêmico gelam em imaginar o retorno aos estudos.

Mas no Brasil quem não tem 5 milhões de diplomas dificilmente vai conseguir um trabalho decente. Isso significa que não terá dinheiro para pagar o mínimo: escola dos filhos e plano de saúde para a família. E assim, todo mundo que pode tem pelo menos um MBA.

Mas como diria a Mi, no blog "no Québec é diferente"  é possível não trilhar todo esse caminho. Isso porque o equivalente deles ao ensino fundamental brasileiro, e até mesmo a graduação (1 cycle), tem opções mais técnicas/especializadas. O salário é ok e você não tem que pagar escola e plano de saúde (que inclusive é proibido por lá). Ou seja, garantir uma infra boa não é tão complicado e nem um privilégio, como no Brasil.

Agora, se ilude quem acha que não terá que estudar nada quando chegar por lá. Minha tutora do FEL (francisation en ligne) fortemente aconselha que a pessoa ao menos faça um curso de 1 ano na universidade (um certificat, por exemplo). Segundo ela, o fato de você ter estudado lá mostra ao empregador que você está comprometido em ficar no Québec, que quer realmente se integrar.

Não precisa ser um certificat, pode ser um curso técnico no Cegep, mas algum estudo é fundamental.


O tempo agora:
Montréal 5ºC / Rio de Janeiro 25ºC

__________________

2011-04-18

Atualmente eu faço um certificat na UdeM e vejo como isso faz diferença na minha vida aqui. Primeiro porque obviamente estou aprendendo um francês que curso de línguas nenhum dá, que está mais ligado à saber pensar  et expressar meu pensamento em francês quebecois. Depois porque estou conhecendo pessoas da minha área de interesse e começando uma rede de contatos profissionais. Também porque o suporte da universidade é impressionante, recebo sempre e-mails com vagas de emprego pra minha área e tenho assim a possibilidade de entender o que ainda falta pra eu estar completamente integrado como uma profissional do ramo. e por íultimo porque de fato, como a professora do FEL bem disse, quando as pessoas sabem que estou estudando aqui eu sou levada mais a sério.


5 comentários:

Eleanor Rigby disse...

Conta mais sobre o que você percebe pelas vagas de emprego, que ainda te falta!!!! Informação importante!
Bisous!

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Eleanor,

No meu caso o que me falta é o inglês. O meu inglês virou francês, vivo misturando tudo, um horror! *rindo*

As vagas que eu acho perfeitas pra mim sempre exigem ingles falado e escrito excelente, como não é meu caso no momento, nem me dou ao trabalho de mandar o currículo.

O que acontece é que minha formação no Brasil é relativamente boa, mas o meu certificado aqui me dá um aval de competencia que eles estão MUITO atrás. Mas po, é uma área de trabalho internacional, logo inglês é meio que ridiculamente básico.

Passei agora pelo primeiro desafio do francês, esse verão farei um curso intensivo pra dar uma consertada nas falhas e no outono ataco o inglês. Tem também uma possibilidade de fazer um curso de inglês numa universidade no Canadá, é um programa de trocas universitária, pra facilitar que os canadenses saibam as duas línguas. Mas isso, se rolar, é só na primavera que vem, então vou estudar bastangte antes e de repente fecho com essa chave de ouro.

Uma coisa que pedem muito também é o espanhol, então depois do inglês... mas aí é outra fase! :)

Bisous,
Alice

Fran disse...

Olá,

Será que você poderia me passar um link onde posso encontrar esses cursos de um ano, certificat ou técnico.!? Vc sabe se tem algum que seja sobre as técnicas construtivas utilizadas aí, já q são tão diferentes daqui.
Obrigada!!

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Fran e Gabi,

To meio doente, então a busca por links vai ficar meio complexa, minha cabeça tá doendo muito!

Mas olha só, acho que você pode dar uma buscada em Cegep, curso técnico de arquitetura. Eles dão uma base do nosso curso e deve ter disciplinas só de técnica construtiva.

Outra coisa (que acho mais interessante) é procurar a OAQ (Ordem dos Arquitetos) e ver o que eles te recomendam pra fazer a sua equivalência de estudos. Certamente você vai passar uma temporada na graduação de arquitetura fazendo exatamente o que te falta. No final você sai com a técnica e a Ordem.

Não sei de nenhum certificat na área, tem que dar uma procurada nos sites das universidades. ;)

Bisous,
Alice

Fran disse...

Merci beaucoup Alice!!!! Bisous

Postar um comentário