5 de março de 2010

Onde Morar? Île des Souers?


No post passado falei dos lugares que nos interessavam pra morar, então decidi escrever um pouco melhor sobre cada lugar. Afinal, pesquisamos tanto que vale à pena repassar.

A Île des Souers pertence ao arrondissement de Verdun. Essa região administrativa é sub-dividida em três bairros muito distintos um do outro. O com maior poder aquisitivo e com maior número de condominiuns (prédios altos feitos de concreto) fica na Île.

Trata-se de uma linda ilha, com um parque enooorrrmmmeeee (até para os padrões montrealeses). Eles priorizam a natureza, por isso, têm ciclovias fantásticas em todos os lugares, inclusive uma que sai da Île em direção à Longueil, numa ponte fofa, cuja razão de existência é a de quebrar o gelo antes que ele bata na ponte principal (bizarro, não? Mas é verdade).

A maioria de seus habitantes é de terceira idade, mas tem muitos jovens também que optam por morar lá. Um grande atrativo é que muitos prédios, mas muitos mesmo, aceitam animais. Isso não é pouca coisa, pois geralmente, os apartamentos não aceitam animais de estimação. 

Apesar de ser um bairro de alto poder aquisitivo, o preço do aluguel dos imóveis não é tão diferente do resto da cidade, pelo contrário, tem algumas opções bem interessantes. 

À princípio, é perfeito morar lá, mas terminamos desistindo pela distância. Acontece que a ilha não tem metrô, mas duas linhas de ônibus que levam a ele. Uma linha deixa na estação Verdun e a outra na Square Victoria. A da Victoria Square é perfeita, pois em 17 minutos você está no coração de Montréal, com acesso ao metrô que te levará pra qualquer outra parte da cidade que desejar.

Então, porque não moraremos lá? Porque pretendemos estudar na UdeM, e aí é mais pesado. Teríamos que pegar o ônibus até a Square Victoria (ligne 2 - orange), de lá pegar o metrô, depois descer pra torcar de linha na Snowdown (para ligne 5 - bleu). Isso levaria um total de quase 50 minutos, com três trocas de transporte.

Quando estivemos em Montréal, ficamos numa casa em Anjou, que é no final da linha verde. Pegávamos o ônibus e depois o metrô pra depois descer na Square Victoria. Isso levava cerca de 50 minutos e era super-cansativo, mas íamos sentadinhos no ônibus e no metrô.

Já na Île des Souers isso não aconteceria. Pegaríamos o ônibus com a galera e depois desceríamos no centro do universo. Pegaríamos o metrô lotado pra depois trocar... E sobe escada, e desce escada, e sobe de novo... Enfim, começaríamos o dia de aula já cansados.

Mas a culpa disso não é da ilha, e sim da UdeM, que fica no outro canto da cidade...hehehehe

Alguns links de sites que pegamos a maioria das informações que temos:

Sondage Verdun, com todos os dados estatísticos
Structures Métropolitaines, imobiliária que gerencia MUITOS p´redios e casas da ilha
Site com informações sobre comércio, garderie, etc
Garderie da ilha
Blog com fotos do passeio de bicicleta supramencionado

0 comentários:

Postar um comentário