2 de março de 2010

Brasileiros e Brasileiras

Vivo lendo blogs de brasileiros que vão ou estão no Québec e sabe o que eles têm em comum? Os brasileiros e brasileiras.

Acontece que todas essas pessoas montaram uma mega rede de relações e quando chegam lá são super bem recebidos, terminam morando perto e fazendo tudo juntos.

E o que não têm em comum? Canadenses! Pois é, fica todo mundo juntinho, comendo feijão com arroz, leite condensado e guaraná antártica. Só se esquecem que abrir caminho pra que os canadenses possam entrar, trocar, experienciar.

Aí fico me perguntando: afinal, o que esse povo todo foi fazer lá? Será falta de amigos no Brasil? Será falta de objetivos? Ou é falta de perspectivas profissionais?

Sinceramente não compreendo. Pra mim, ir pro Canadá é pra viver como canadense, brasileira de origem, mas canadense de escolha.

Ou será que to maluca?

___________________

2011-04-18


Continuo tentando entender exatamente qual o processo de auto-exclusão. Estamos aqui há 6 meses, temos amigos brasileiros exatamente pelas mesmas razões que todos os têm (contatos anteriores na vida, família, contatos posteriores com pessoas que nos identificamos) mas também temos construído nossas relações canadenses. E por canadense eu quero dizer: nascidas no Canadá, na Colombia, na Venezuela, na China, em Burandi... Ou seja, o melhor tipo cosmopolita montrealais.

0 comentários:

Postar um comentário