30 de abril de 2010

Preparação pra entrevista - pesquisa e organização

A Aline, colega arquiteta, me pediu pra falar da nossa preparação pra entrevista, detalhes de como foi, etc. Então "senta que lá vai a história". Vou dividir esse assunto em milhares de posts, porque é MUITA coisa.

Já fazíamos curso de francês há muito tempo, então não estávamos exatamente preocupados com esse item pra entrevista. Mas o fato de sermos autônomos nos preocupava muito. Isso e o inglês, há muito enferrujado. 

Até recebermos a cartinha com a data da entrevista, estávamos calmos e seguros. Mas quando a bendita chegou demos uma certa pirada (eu principalmente, claro). Acho que é a "síndrome da entrevista"! *rindo*

Bom, a carta chegou e em 1 mês estaríamos em Sampa pra hora da verdade.  Dia 11/11 às 11h00, cabalístico, não?! Então prontamente abrimos duas frentes de preparação. Saímos do francês normal (super-intensivo da Aliança) e fomos pra aula particular. Além disso, decidi reforçar o inglês mas logo desisti (o Gato detesta a língua dos ianques, ou como ele fala, "a língua dos bárbaros") não dava tempo pra isso e nos garantiríamos nas outras coisas.

Preparação pra entrevista:

Compramos uma pastinha estilosa, com milhares de sub-divisões, e começamos a enchê-la com o material de nossa pesquisa.

Nossa pesquisa era sub-dividida em: habitation, budjet, ordres professionnels, curriculum vitae, emploi, documents, porquoi Québec, autres.

1- Habitation - tinha pesquisa sobre os lugares que pensávamos em morar nos 3 primeiros meses de nossa chegada, nos primeiros anos e, finalmente, nossa habitação própria. Lá havia anúncios que levavam em consideração as nossas questões, como: nosso gato, as futuras crianças, o bairro, o preço, o estilo arquitetônico...

2- Budjet - esse foi o ítem mais difícil e mais útil. Ele também foi o que garantiu a nossa aprovação. Ele vale um post sozinho, pois é bem complexo. Mas resumidamente eram 3 orçamentos (um otimista, outro pessimista e o último era o dramático). Neles mostrávamos que mesmo na pior situação, nós estávamos prontos.

3- Ordres Professionnels - era um resumo das exigências das ordens profissionais de arquitetura, de urbanismo e dos técnicos, pra que o entrevistador soubesse que sabíamos do problema. 

4- Curriculum Vitae - preparamos nosso curriculum em francês, no estilo quebecois. Foi e é muito útil e diferente do padrão brasileiro. Vale outro post!

5- Emploi - selecionamos 9 possibilidades de emprego: 3 como técnicos, 3 como arquitetos-estagiários (no caso deles, estagiário é o recém-formado), e 3 como "emploi de rêve". Essa questão do estágio vai virar mais um post! Eita que esse negócio vai render! hahaha

6- Porquoi Québec - aqui era mais uma preparação pra todo tipo de resposta, reagindo à vários tipos de perguntas sobre isso. Foi muito bom pensar nisso de forma a montar um texto objetivo, que nem sempre é tão fácil, já que se trata de uma decisão bem subjetiva.

7- Autres - Informações em geral: diferenças entre as cidades daqui e de lá, diferenças entre Brasil e Canadá, sobre o uso da língua francesa no Québec, sobre os direitos e obrigações do locatário, sobre preços de carros...

No mais, uma coisa que foi super-difícil mas fundamental, foi preparar um texto dizendo exatamente como é a nossa rotina diária de trabalho. Pra quem trabalha num emprego careta (escritórios formais...) é bem tranquilo, mas como somos autônomos, tínhamos que mostrar um cotidiano que nem sempre era realista, mas sem mentir ou enrolar. Passamos um bom tempo nisso, que acabou sendo bom, inclusive, pra nossa real rotina de trabalho, pois a pensamos de forma mais objetiva e clara.

O resto fica pro próximo post! *rindo*


O tempo agora:
Montréal 19ºC / Rio de Janeiro 23ºC
friozinho gostoso!!!!!!!! Estamos quase como a primavera quebecois!!! hahahaha

_______________________________
2011-08-01
Essa praparação pra entrevista foi muito legal porque organizamos nosso pensamento em muitas linhas diferentes. Foi especialmente bom fazer os orçamentos diversos, isso nos possibilitou ver exatamente o que nos esperava. :)
Não acho que isso deva ser feito por causa da entrevista, mas acho que cada um deveria fazer algo do gênero pra vir pra cá mais preparado. :p



1 comentários:

Um dia... Aline... no Quebec disse...

Oi Alice!

Muito bom o post, vi umas coisas sobre as quais não tinha pensado e outros que já venho pesquisando, ou seja, enfiar ainda mais a cara no computador, hehe.
Muuuito obrigada desde já pelas suas dicas e estou aguardando os novos posts.

Beijão, Aline.

Postar um comentário