21 de abril de 2010

Síndrome do "tô-partindo"

Acabo de ler vários blogs e percebi que existe uma síndrome de quem tá no processo. É a síndrome do tô-partindo!

Alguns sintomas:
  • A pessoa começa a ficar com mais má vontade até pra escrever. 
  • Começa a ter raiva de tudo que demore mais de uma semana. 
  • Começa a ter vontade de gritar no meio da rua e falar tudo o que acha que deveria ser diferente, mas não é. 
  • Dá vontade de ligar pro consulado do Canadá e xingar "aquele povo pela demora". 
  • Dá pouquíssima vontade de pesquisar qualquer coisa nova sobre o Canadá porque termina dando mais ansiedade pra chegar.
  • Perde completamente a vontade de investir qualquer centavo ou tempo nas coisas na própria casa, afinal, já está de partida!
  • Olhar a caixa de correios já virou uma  tortura diária, afinal, "nada de bom virá de lá mesmo".
  • Começa a imaginar que seu processo foi perdido no meio da "bagunça e burocracia daquele consulado que não funciona"!
  • Quando vê alguém pensando em comprar coisas pra casa você pensa: não compra agora não, espera um pouquinho e compra as minhas coisas. E depois, quando percebe que pode demorar, pensa: ah, eu podia vender minha máquina de lavar-roupa pro fulano, afinal, já to indo embora. E só depois percebe que esse "tô indo embora" pode demorar mais do que você imagina.
______________
dia 24/04
  • Você não sabe mais em que língua pensar. Tem o português pra se comunicar com o mundo daqui. Tem o francês pra se comunicar com o mundo de lá. E tem o inglês pra se comunicar com o mundo todo. Aí você tá estudando francês e toca o telefone, o que você fala? Hi Bonjour! 
______________
dia 30/04
  • Você começa a resmungar de tudo. 
  • Sua vida parece completamente estacionada e cada dia que a mais que você permanecerá no Brasil parece uma tortura.
  • Mesmo tendo (no passado longínquo) se programado ir pra pro Québec em novembro, cada dia que passa parece ser mais urgente. Atualmente junho já está longe demais, é preciso ir em maio! 
______________

Se você está sofrendo desta síndrome, sinto muito, não sei como se livrar dela! Que tal uma passeata na porta do consulado, alegando que eles estão causando doença em seus futuros imigrantes? Ah, e placas com a frase: Abaixo à síndrome do tô-partindo!


O tempo agora:
Montréal 17ºC / Rio de Janeiro 30ºC


________________

2011-04-28

Um ano depois de ter escrito esse post, continuo lembrando nitidamente da sensação que senti ao escrevê-lo. Acho que esse sentimento da vida estacionada vai te levando pra uma descida da ladeira que é perigosamente íngreme. A gente vai ficando cada vez mais desanimado, mais  triste, mais revoltado.

Fico triste pelo pessoal que tá no Brasil vendo o processo aumentar de prazo cotidianamente, espero que o consulado se resolva logo e a vida de vocês possa ter um rumo. :)

3 comentários:

Patitando disse...

Ei! Eu estou sofrendo dessa síndrome! Pena que o remédio está com o consulado e ele não quer passar...

Cadê os pedidos de exames médicos?!

bj!

Juliana disse...

Moi aussi! Moi aussi! E no meu caso ainda tem o agravante das pendências post mortem de mamis... a cada dia dá uma vontade de explodir um órgão público diferente! E nem é por conta da demora, mas de umas exigências loucas e de uma falta de informatização que beira o ridículo!!! hehehe

Ri muito do seu comentário sobre o lango-lango!!! Essa vc desenterrou!!!

Bjs

Lupatinadora disse...

O lustre da minha cozinha quebrou e não vou consertar até a viagem. Vamos ter que nos virar com a luz da área e do corredor. Decidimos não gastar "vela boa em mal defunto", como dizia minha avó.

Ah, e preciso achar meu carteiro pra avisar que a carta da universidade vai chegar com o endereço errado :-)

Postar um comentário