24 de abril de 2010

Quem são os arquitetos?

Fui responder ao comentário que a Aline me deixou e percebi que estava quase fazendo um post, então resolvi fazer uma coisa mais completa e publicar aqui...hehehe. 

Como eu, ela também é arquiteta e está se questionando sobre qual seria o trabalho-profissão que a completaria pro resto da vida. Então veio a questão de quem são as pessoas que se formam em arquitetura no Brasil...
Quando a gente tá no vestibular e pensa o que vai fazer pro resto da vida, pensa em um monte de coisas que não se encaixam em nenhum curso. Então encontramos lá, iluminado, o curso de arquitetura como a união de todos os quereres. Aí começa a faculdade. A gente encontra com um monte de gente beeeemmm diferente, uns artistas, outros nem tanto. E assim o curso vai seguindo, vem os encontros de estudantes, vem os namoros, vem as disciplinas do curso... 

E com tudo isso, várias pessoas vão abandonando. Umas porque resolvem trabalhar, outras viram fotógrafas, algumas músicas... e o tempo vai passando. E você? Vai cursando, mesmo sentindo que não é bem a sua praia. E alguns, poucos privilegiados, vão interagindo com a arquiteutra e o urbanismo, vão projetando e se sentindo estimulados.

E assim, quando finalmente tá todo mundo formado, você faz uma geral pra ver quem de fato é arquiteto e descobre que somente uns 30 ou 40% da sua turma seguiu em frente na profissão. Os outros 60 ou 70% seguiram vários caminhos diferentes, estão felizes por não  terem um escritório e por não fazerem projetos.

Acho que o Brasil pensa seus cursos de graduação de forma extremamente fechada, impedindo que esses 60% possam montar uma graduação que realmente os complete. No Quebec você pode escolher 3 cursos, de um ano cada, e ser graduado em artes por exemplo. Dessa forma, a pessoa direciona os estudos, completa sua formação e, certamente, será um profissional mais qualificado e mais feliz.


O tempo agora:
Montréal 7ºC / Rio de Janeiro 26ºC

5 comentários:

Um dia... Aline... no Quebec disse...

Olá!

Tem certeza de que não estudou comigo??? Rsss. É incrível, mas tenho 1/2 dúzia de colegas de facu que realmente amam e trabalham bem na profissão, se sentem realizados. Outros amam também, mas não tiveram oportunidades. Enfim, exixtem vários tipos de pessoas formadas em arquitetura (cabe um novo post, né?).
Mas o bom é encontrar uma outra arquiteta nesse longo processo e saber que não é um crime pensar em não "arquitetar" para o resto da vida.
É isso, parabéns pelo post!

Beijão, Aline.

Layla Magalhães disse...

Olá, adorei o blog! Essa analise que você fez sobre os estudantes de arquitetura é muito interessante! Eu sempre pensei assim também... e nunca precisei avaliar nenhum curso de outro pais pra saber que nossa formação é realmente fraca. Agora que você colocou as disciplinas, fiquei me sentindo enganada pelo sistema brasileiro! Realmente é muito generalizado o nosso curso e quase tds que conheço se formam com a mesma pergunta que tinham quando ingressaram: O que vou querer fazer! Que caminho vou seguir?
Eu particularmente amo várias áreas da arquitetura, projeto, interiores,restauração, algumas mais puxadas pro design, como de mobiliário... gosto de cenografia.. fotografia... rs. To meio perdida. Só não gosto de especulação imobiliária! De ser obrigada a desenhar uns cubículos, totalmente contra tudo o que estudei e chamar de mais novo empreendimento na Barra da Tijuca!
Então, gostaria de saber: como você acha que está o mercado por aí? Qual das áreas que um arquiteto pode atuar está mais fácil de achar emprego? Eu pretendo dar entrada no processo no inicio do ano que vem e gostaria de ir pra Montreal, pois é uma cidade que já conheço.
Parabéns pelo blog! Já sou fã!
Abraços, Layla

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Layla,

Bem vinda ao blog e obrigada pelos elogios! :)

Pois é, você (assim como eu) é uma típica arquiteta brabileira...ehehehe

É uma pena que aqui seja assim, que não se valoriza a profissionalização/especialização dos profissionais. Mesmo que depois da graduação você faça um mestrado, só terá ali o lado acadêmico.

Por isso fico tão ansiosa pra estudar lá, o mestrado, além de acadêmico, tem um outro viés que é profissional. :)

Sobre o mercado quebecois, tenho dificuuldade em te responder. Ainda não estou lá pra te dar certeza.

O que tenho visto nas minhas pesquisas é:

-existem MUITOS projetos habitacionais, seja pra construção de novas residências, novos condomínios...ou até pra reforma de imóveis antigos, transformando em lofts descolados e yuppies;
-existe trabalho em urbanismo, com o projeto de novos bairros, reforma geral de uma região, pesquisa de como cada lugar está funcionando;
-existe MUITO trabalho com design em Montréal, que é uma cidade reconhecida pela unesco como cidade-design.

Dá uma olhada na UdeM, no departamento de amenegement (não é exatamente assim que se escreve, mas minha internet tá meio ruim pra eu checar agora. Esse departamente tem todos esses cursos e até mais. No site dos cursos geralmente tem links uteis da profissão, dá um panorama legal e tals. :)

Beijinhos, espero ter ajudado de alguma maneira,
Alice

obs: Arquitetura, segundo a emplois quebec, é uma profissão em ALTA demanda lá, urbanismo também tem demanda boa, mas nem tanto.

Layla Magalhães disse...

Olá Alice,

Depois que eu fiz o comentário que percebi que vocês ainda não foram, rs desculpe.

Eu fui em uma feira de intercâmbio para o Canada esse ano, aqui no Rio, foi interessante, mas na área de design não achei muitas opções de pós-graduação, o que eu estranhei pq sei que é cidade-design, no entanto eu vi no stand da Concordia que eles tem um programa personalizado, ou seja, vc monta o seu programa dentro da faculdade! Para nós arquitetos brasileiros generalistas como você bem colocou, seria uma forma bastante interessante de seguir, mas infelizmente eles nåo tem o curso de arquitetura.

Sobre o exercicio da profissao, eu estava conversando com um amigo brasileiro que tem um restaurante lá em Montreal, há mais de 16 anos, e tem duas funcionárias brasileiras arquitetas, que não conseguiram arrumar nem emprego como técnicas. Uma está estudando francês para o exame da ordem e a outra não lembro. As informações são muito contraditórias sobre ter ou não emprego disponível, lá. É claro que cabe a cada um tentar se qualificar, porém, eu até hoje não achei nenhum blog de algum arquiteto que esteja trabalhando na área, em Montreal especificamente.

Esse meu amigo diz que eles ainda estão sofrendo com a crise...
não sei...
Enfim, você conhece algum arquiteto brasileiro atuante lá?

E mais uma coisa, eu procurei algum post sobre como foi a entrevista de vocês, detalhes sobre o que foi perguntado e tal, só vi o post CSQ que fala do processo como um todo. Tem algum que eu tenha perdido?

Desculpe se me prolonguei demais! É muita coisa na cabeça... rs.

Beijos e obrigada!
Layla

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Layla,

Imagine, aqui todo mundo fala muito, não percebeu? rindo*

De fato no post que falo dos detalhes da entrevista, só dou uma passada na questão profissional. Depois tenho que escrever melhor sobre isso.

Sobre arquitetos atuantes. Cara, eu também não achei. Tem um que mora fora de Montréal, mas que além de não ter sequer dado entrada na ordem, é bem sinistrinho. Tem outro que foi pra lá em 2006 mas que resolveu mudar de profissão... Fora eles, nao sei.

O que pretendemos é ir dando essas informações quando chegarmos lá e as coisas forem aconecendo. Por exemplo, o que DE FATO a ordem de arquitetos pede, porque até hoje isso não ficou claro pra mim. O que tenho são suposições baseadas na minha pesquisa de disciplinas, mas o preço eu não faço idéia. O tempo eu sei que, a partir de 2011 não pode passar de um ano, o que já ajuda muito.

Sobre técnicos, eu vi muto emprego na área. Mas vale a pena ver o que eles procuram. Já vi que ter um bom domío de 3D ajuda enormemente. ;)

Sobre design, acho que você deveria insistir na UdeM. De qualquer forma, em todas elas tem essa opção de "montagem pessoal" dos cursos. Dá uma checada que acho que vc vai curtir. :)

Beijinhos,
Alice

Postar um comentário