28 de abril de 2011

Amores partidos

Esse é um daqueles posts que nada tem a ver com coisa alguma, é só um desabafo pessoal de uma mulher maluca. Ou seja, pulem a leitura! :p

Acordei hoje com um e-mail de uma amiga falando de seu casamento de 11 anos que terminou com uma ruptura bizarra. Eles vinham tendo problemas, vinham mudando a vida, vinham reclamando um do outro, fizeram terapia de casal... Aí ele saiu pra uma viagem de trabalho, dois meses depois retorna com a declaração: me apaixonei por uma mulher, ficamos juntos QUATRO dias e vou morar com ela. Ele passou o final de semana, pegou as coisas dele e foi embora, simples e objetivo assim.

Agora recebo o e-mail dela, em frangalhos. Ela é uma mulher daquele tipo mega forte, que não chora por nada. Liguei pra casa dela e quem atendeu foi uma mulher destruída, chorando sem parar, sem conseguir falar.

Estou aqui pensando em como a vida dá voltas, como as coisas mais sólidas na verdade são frágeis, como não dá pra ter certeza de nada.

Sempre fiquei impressionada com pessoas que planejam sua vida pra daqui a 20, 30 anos. Elas dizem: em 30 anos quero estar com tal situação, morando em tal lugar, com 5 netos...  Mas como fazer um planejamento assim?

O Gato e eu faremos 10 anos de casamento esse ano e esses 10 anos foram tudo, menos constantes e mega planejados. A gente é até neurótico de planejamento, mas sempre do passo seguinte, não dos 15 passos seguintes... O maior planejamento que já fizemos foi essa mudança pra cá, porque senão não teria como. Mas em 10 anos nos mudamos várias vezes, mudamos nossa vida, mudamos nossa maneira de pensar. Felizmente mudamos juntos e fomos acompanhando a transformação do outro. Mas 10 anos é muito tempo, eu não teria como planejar mais 10 anos!

Esses dias sentamos pra pensar no futuro imediato e conseguimos planejar com facilidade o ano de 2011 e 2012, conseguimos pensar, até, quando visitaremos a família no Brasil. Ficamos chocados, foi a primeira vez na vida que conseguimos fazer isso assim, com tanta facilidade. Paramos e falamos: isso é o efeito Québec na nossa vida! Porque no Brasil, pra planejar o futuro só sendo funcionário público, se for um profissional liberal fica complicadíssimo!

Enfim, mas voltando aos meus amigos, essa ruptura assim, na porrada, me deixou muito chocada. Fiquei imaginando o Gato chegando aqui e dizendo: conheci uma guaxinim super fofa e to indo com ela morar no Mont-Royal. Aí nem Québec resolve, nada resolve. Meu Mundo Imaginário simplesmente ficaria sem chão, sem gravidade, sem objetivos. 

Ai que horror! Gato, você tá proibido, visse? Se for pra me deixar tem que ser com carinho, primeiro avisa que o gato subiu no telhado. Nada de partir pra realidade nua e crua. :(

Ai ai. É isso, o mundo gira, amores se rompem e novos amores se formam. Alguns ficam destruídos no caminho, outros se recuperam.

3 comentários:

Anônimo disse...

Li e não ia comentar esse post porque essa temática me toca demais, essa coisa da transitoriedade. Pessoas vem e vão em nossas vidas e, depois de algum tempo restam apenas marcas. E não falo só de relacionamentos amorosos, mas de amizades também. Quantas pessoas deixamos pra trás, quantas pessoas nos deixam pra trás na vida? Eu paro pra pensar e fico melancólica.

Eu não consigo não planejar a vida, mas tenho consciência de que a maioria dos meus planos são sonhos. Mesmo porque tudo o que já planejei para além do passo seguinte, saiu de outro jeito sempre!

Quanto a imigração, não consigo evitar de pensar em cada detalhe, minha mente trabalha sozinha, acho que é para me sentir mais segura, sei lá.

Enfim, post aleatório, cometário mais ainda!

Abraços,
Lídia.

Aline disse...

Uma vez, numa aula de ingles aqui em Montreal,(2003! la se vao OITO anos...) a professora me perguntou onde eu "estaria em 5 anos". Resposta: F***... I have no idea! :)
Como vc disse, nos tb somos assim: planejamos cada milimetro do proximo passo ( e talvez de mais 1 ou 2), mas CINCO ANOS?! Po! Sei la!

Solitario disse...

Welcome to the real world!
Essa e a desgraca do mundo, o ser humano. As pessoas fazem umas as outras de gato e sapato e o mundo continua girando.
E tenha certeza que voce nao esta a salvo do Gato fazer a mesma coisa com voce. O ser humano e completamente imprevisivel.

S.M. (Ex-1615)

Postar um comentário