2 de maio de 2011

Eleições - primeiras impressões

Eu passei todo o período eleitoral tentando entender como isso funcionava, quem eram as pessoas, como a eleição é, como as pessoas são de fato eleitas. É tudo completamente diferente da eleição brasileira, então demorou um pouco, ou muito, pra eu entender.

Hoje estou na frente da televisão desde às 21hs acompanhando o final da eleição, as análises políticas, a dinâmica eleitoral e o resultado.

Depois farei um outro post mais concentrada, com algumas fotos das propagandas que eu fui registrando nesse mês eleitoral.

É um enorme prazer estar acompanhando um momento histórico de chez nous, não só por ser uma eleição, mas por ser A eleição, que mudou radicalmente as disputas políticas no país, com record de votantes.

O Canadá vem de um governo conservador, mas tem uns 25 anos que eles não conseguiam fazer um governo majoritário. Hoje eles conseguiram, e com folga. Pra ser majoritário o Harper precisava de 155 cadeiras e ele conquistou 163. Basicamente, quem garantiu isso foram os imigrantes de Toronto, que tradicionalmente votavam pelos Liberais, mas agora migraram de vez pros Conservadores.

Outra mudanca, a mais importante, é que o Patido Liberal e o Bloco Quebecois simplesmente sumiram, desapareceram, foram exterminados. O Bloco só conseguiu 3 cadeiras e o Liberal 35. Isso tudo porque o quebecois decidiu que não quer mais o mesmo e escolheu uma mudança.

Essa mudança se chama NDD e estava me deixando muito confusa. Os jornais nas últimas duas semanas começaram a falar muito de como o NPD (Novo Partido Democrático) não teria condições de governar, que fazia mais promessas do que seria capaz de bancar.

Bom, o fato é que o NPD fez 103 cadeiras e virou o maior partido de oposição do Canadá. E o interessante é que esse partido é de esquerda, são sociais-democratas, socialistas, membros da Internacional Socialista.

Então agora assistiremos por aqui uma disputa política muito interessante: direita majoritária contra esquerda vitoriosa. Acho que será interessante assistir esses debates. Digo esquerda vitoriosa porque eles nunca tiveram tanto espaço, tanto voto, tantas cadeiras.

A maioria dos eleitos do NPD são jovens, uma parte até meio descomprometida, mas que foram eleitos por causa dessa "vague orange" (expressão que os jornalistas tem usado, porque a cor do NPD é laranja) que tomou o Québec e molhou o Canadá inteiro.

Enfim, vou dormir e amanhã escrevo mais sobre o tema. Os números ainda tem algumas imprecisões porque os votos ainda não terminaram de ser contados, mas o cenário não muda mais:

1- A direita reinará absoluta nos próximos anos;
2- A esquerda terá muita voz;
3- O Québec renegou sua faceta separatista e escolheu ser uma província canadense de esquerda.

Bisous,
Alice

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu sabia que teria alguma coisa relacionada às eleições aqui! Por isso vim logo visitar o Mundo Imaginário no dia seguinte. Aguardo o próximo post informativo! Escreva, Alice, escreva! Hehehe...

Bejios,
Lídia.

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Lídia,

Pois é, claro que to acompanhando, né? ehehehe

Ontem foi tão intenso que sonhei com isso a noite toda. To preocupada em como serão os próximos 4 anos com um governo de direita majoritária e sem praticamente nenhuma representação no Québec. Antes eles tinham umas 11 cadeiras que vinham daqui, agora são apenas 6. Ou seja, o Harper se elegeu sem precisar d Québec, e isso é inédito, um governo federal que não precisa dos votos quebecas. Preocupante pensar o que será do nosso lado do país.

Outra preocupação é entender direito quem é o NPD. Eu ainda não sei direito qual é a deles. Eu tava aprendendo sobre eles através da mídia, que passou as últimas semanas metendo o pau. Agora, refletindo um pouco, vendo que na verdade eles são de esquerda, e pensando na história do mundo e da América do Norte, chega a ser óbvia a razão pela qual a impressa meteu o pau. Sempre é assim quando a esquerda cresce, não?

De qualquer forma, eles não são um partido quebecois, eles não estão preocupados com o francês. O Jack Layton fala francês super bem e se comprometeu MUITO com o Québec, que foi quem promoveu a guinada do seu partido. mas ao mesmo tempo tem gente sendo eleita aqui, na Ilha de Montréal, que é só anglófina...

Uma coisa que eu sei que tem causado inquietude nos analistas políticos é o fato do eleitos serem MUITO jovens. Alguns que ainda são estudantes na graduação outros são profissionais liberais. E isso os deixa super nervosos pois estão acostumados com políticos de carreira, antigos, os mesmos desde a Revolução Tranquila. E agora esses mesmos sequer se elegeram...

Enfim, vamos acompanhando e vendo o que vai acontecer. O fato que já sei é que separatismo ficou pra escanteio, agora essa moda passou e seremos definitivamente todos canadenses.

Bisous,
Alice

Lasevitz disse...

Poizé, eu não fui tão esperto quanto a Lídia e fui me informar no Cyberpresse antes de vir pra cá. Sinceramente, a Alice em termos de análise política québeca dá de dez a zero! ;-)

Mas juntando tudo o que tenho lido, o que estou entendendo é que, se a mídia mete o pau no NPD, como a Alice falou, é por ser uma mídia (como sempre), de direita, falando de um partido de esquerda. A imprensa está toda perdida! A impressão que se tem é que é o fim do mundo, eles não entendem bem o que está acontecendo, o bloc québecois falido, os liberais em crise.

Retrato disso é um colunista dizendo que ia ter que se acostumar com os nomes desconhecidos da galera do NPD que ele nunca ouviu falar!

Mas é isso, um partido de esquerda que de repente virou grande com apoio massivo québecois. É deixar de ser nacionalista e passar a definir o Québec pela esquerda. Um nicho (quase obvio, eu diria) que o NPD encontrou pra crescer, e que me faz duvidar muito que o Layton não faça uma oposição igualmente voltada para o Québec.

Isso de Québec sub-representado, não estou engolindo muito não... mas veremos no que dá.

Abcs!
Rafael

Atheist disse...

Oi Alice, assim como a Lídia eu também vim ver se tu tinhas escrito algo sobre as eleições. hehe

Confesso que ler esse post me deixou mais tranquilo, eu estava extremamente decepcionado com a eleição do governo majoritário conservador e a grande diminuição do Bloc Quebecois e dos Liberais. Até então eu não sabia quem eram os NPD, se eram de direita ou esquerda, se eram conservadores ou liberais (no quesito social). Dei uma pesquisada sobre o NDP e acabei me tranquilizando um pouco.

Fiquei contente em ver que os conservadores tiveram pouquíssimos votos no Québec.
Sei que está sendo organizada uma manifestação pacífica para o fim de semana em Montréal, o que é algo bem interessante.

Bom, aguardarei o próximo post sobre as eleições.
Parabéns pelo blog Alice, que bom que continuaste a atualizá-lo.
Ah, obrigado pelo elogio no post do Aborto.

Bisous!
Atheist

Solitario disse...

Ola, tudo bem?
Eu, sinceramente, "torcia" para o NDP se tornar a oposicao, pelo menos para vermos que eles sao e tambem para dar uma mudada no cenario politico em Ottawa. Como disseram ha alguns dias, o tempo do Bloc ja foi. E eu nao consiguia ver o Michael Ignatieff como chefe da oposicao.
Abracos.

Solitario Montreal (Ex-1615)

Baratinha disse...

Teve um colega de trabalho meu que disse :
"J'ai eu honte d'être quebecois car on a élu des parfaites inconus". So pra ter uma ideia , no comte de Maskinonge aqui do lado foi eleita uma graçonete que nem deu as caras na campanha, que passou a campanha em ferias em Las Vegas. A mulher vem de Gatinneau e nem frances nao fala (e foi se eleger em Maskinonge,veja bem, que nem frances nao fala, ali e jouale mesmo). Sei la.. Essa eleiçao do NPD ta me parecendo a eleiçao do Tiririca...

Lasevitz disse...

Hm, acho que também não é pra tanto, Baratinha. Como outsider, a impressão que tenho é que tá rolando um discurso muito forte de "medo" do NPD, tipo como era o "medo" que a Regina Duarte tinha do PT antes da primeira eleição do Lula, lembra?

Mas apesar de nunca ter tanta relevância nacional, o NPD existe desde a revolução tranquila, já governou províncias inteiras do Canadá, ainda que pequenas, e tem bastante história.

A comparação com o Tiririca pode ser válida no caso dessa garçonete. Mas daí a generalizar à eleição de todo o NPD, já acho exagero =)

Eleanor Rigby disse...

Mais de um mêssss! Minha gente! Como assim!!! Podi nãaaauuummm!
Queremos posts, queremos posts!!!!

Anônimo disse...

O que houve? O blog morreu? Pelo menos escreve aí um post funerário.... ou melhor volta a escrever...

Postar um comentário