30 de março de 2011

Alugar-desalugar-sublocar-passar contrato...

Esse é um post mais do tipo "dicas" pra quem tá querendo saber como funciona o mundo do aluguel daqui.

Quando chegamos, alugamos um apê super caro, mas com uma excelente localização e espaço. Nossa escolha foi essa porque queríamos nos sentir bem nos primeiros meses, passar o inverno sem problemas, sentir a cidade, etc. Como tava dentro do orçamento que havíamos trabalhado, tudo ok.

Mas como o alugamos em novembro (época infeliz pra alugar qualquer imóvel que preste) nosso contrato vai até o final de outubro. Nosso objetivo então passou a ser alugar um outro apê na época boa, onde os bons imóveis estão disponíveis, leia-se junho/julho. E, claro, por um preço menos salgado pra termos uma vida menos apertadíssima.

Fomos no site da Regie du logement e vimos as possibilidades: 
  • Encerrar o contrato e pagar multa? Nunca, jamais e em tempo algum! Você só pode cancelar um Bail se o apartamento estiver sem situação precaríssima.
  • Sublocar? É uma opção que considero melhor pra quando você vai viajar e depois volta. O que rola é que você continua sendo o inquilino e se responsabiliza por tudo o que acontecer no apartamento. 
  • Passar o contrato (Cessation de bail)? OUI! A cessation de bail basicamente funciona da seguinte maneira: você comunica ao proprietário que fará isso e ele te diz quais as coisas que ele quer do próximo inquilino. Você anuncia o apartamento, recebe os candidatos. Os interessados preenchem um papel com seus dados e, se for o que o proprietário busca, você apresenta pra ele. Daí vocês (você, o candidato à inquilino e o proprietário) se encontram, você passa o seu Bail pra ele e pronto. O contrato do novo inquilino passa a valer a partir da data estipulada e vence na mesma data que o seu vencia. Depois ele renova (o que pode implicar em aumento) o contrato.
Foi exatamente isso que fizemos. Estávamos morrendo de medo de não achar ninguém, mas choveu gente vindo olhar! Difícil foi arrumar quem tivesse todos os comprovantes de salário, fiador... que a proprietária buscava. Mas uma semana depois de anunciar, hoje passaremos nosso contrato e teremos que sair daqui em junho.
Estamos indo pra um apê bem menor, um 3 1/2, ainda no Plateau, mas não mais em Mile End. Isso vai nos fazer diminuir uma fortuna do nosso orçamento mensal, mas continuaremos morando num lugar bacana. É aquilo que eu já tinha falado a sei lá quantos meses atrás, o que mais gasta seu dinheiro é o aluguel, logo, a melhor forma de faze-lo render é diminuindo o bicho até caber no seu orçamento do momento. ;)

Bisous,
Alice

_______________________

2011-04-26

Tem quase um mês que publiquei esse post e até hoje tem gente me ligando pra saber do apartamento! Impressionante como falta oferta de imóvel bacana. Os que aparecem por um preço honesto são alugados imadiatamente.

Pra quem tá buscando no kijiji ou craiglist da vida, nem se dê ao trabalho de procurar alguma coisa que já esteja anunciada há mais de uma semana. ;)

0 comentários:

Postar um comentário