30 de março de 2011

Bilan

Olá! Bonjour! Hi!

To fazendo 3 meses na universidade, mais 15 dias e minhas disciplinas terminam!

Pra mim o tempo passou de forma louquíssima. Quando vejo o número (3 meses) acho tãoooo pouco. Mas como foi tudo mega intenso, me parece mais de um ano!

No primeiro mês de aula eu tava aquecendo o francês, sem conhecer os códigos locais, tentando entender tudo e dar conta dos textos da faculdade. 

Depois veio o segundo mês. Ele foi MUITO difícil. Alguns conflitos internos, outros de interculturalismo, outros de ordem intelectual... foi o mês que as relações inter-pessoais começaram a ficar mais intensas, ter umas farpas, ter uns corações... Do ponto de vista dos estudos, foi MUITO difícil também. Tive que escrever trabalhos com mais de 10 páginas e foi um desafio! Tive que fazer provas... Uma prova em especial me arrasou porque eu esqueci de levar o dicionário e as palavras simplesmente sumiam da minha cabeça. No final fui ao professor e expliquei o que eu queria dizer e ele me falou a palavra! Mas po, minha concentraçao já tinha ido pro espaço, foi horrivel. Até chegar o resultado eu tava tão nervosa, acho que nunca fiquei assim antes. Pensei até em anular a disciplina pra não correr o risco de ter uma mancha no meu currículo. Mas tudo bem, a nota chegou e tirei 6... nesse caso 6 foi 10 pra mim! *rindo* Depois dessa prova eu fiz outras com dicionário e tudo correu mega bem.

O terceiro mês foi bemmmm legal.  Agora escrevo mais soltinha. Outro dia preparei uma base de pesquisa pro meu trabalho em grupo e quando vi já tinha escrito seis páginas! Fiquei toda felizinha comigo mesma... ehehehe. Agora já tenho um grupo de quase-amigos, com quem saio de vez enquando, falamos papos soltos, vamos dançar, vamos beber... Eles me ensinam gírias quebecas e eu ensino português e assim a gente vai indo.

Esse grupo está sendo bem legal. Uma das meninas vai sair do país em outubro, então decidiu que tem que me apresentar a Montréal alternativa até lá. 

Um dia desses fomos num barzinho super cool na Avenue Mont-Royal. (Num me lembro do nome agora, saco!) Bom, ele é escurinho, cheio de cantos. Num determinado momento duas moças apareceram, uma foi pro piano e a outra pegou o violino. Elas ficaram lá tocando músicas maneiríssimas... O que eu não curti muito foi que a decoração pode ser assustadora pra pessoas que, como eu, não gostam muito de cabeças de animais penduradas. Como tem disso por aqui! :/

Um outro lugar que ela nos levou foi a um bar chamado Cheval Blanc. Pra quem gosta, como eu, de música alternativa, tatoo, cabelos coloridos, é uma ótima opção.

Um bar bacana também é o Dieu du Ciel. É uma cervejaria ótima, as cervejas são maravilhosas!

Fomos também numa boite gótica, Bar Passeport, que é um clássico alternativo de montréal desde 1982. Confesso que fiquei meio decepcionada porque esperava uma coisa mais deprimida-introspectiva (como eram os ambientes góticoss dos anos 80). O que encontrei foi um monte de gente feliz dançando. Mas o visual é bem bacana, as músicas, apesar de eletrônicas, são pesadinhas e mais graves. O preço me impressionou: 5$ pra entrar e guardar o casaco, 14$ por uma jarra de cerveja que dá pra 5 copos grandes. No Brasil seria infinitamente mais caro!

Aliás, falando em preço, uma pint (+ou- 500ml) costuma ficar uns 5$ no bar. Se você comprar a mesma marca no super-mercado, pagará 8$ pela caixa de longnecks. Ou seja, não é nada econômico ficar saindo, por isso vamos que meio a conta-gotas. Mas em geral, ninguem bebe mais do que duas/três pints, então também não é esse drama todo. ;)

Aliás, isso é interessante. Festa na casa de alguém, no Brasil, costuma durar horas, vão milhares de pessoas, bebe-se muito. E ainda tem aquele sem-noção que resolve "passar o chapéu" quando a bebida acaba, de tal forma que a festa não termine nunca, pelo menos pra ele... Aqui o que chamam de festa (pelo menos aonde fomos) é o que chamaríamos de "reuniãozinha" no Brasil. Meia dúza de 4 ou 5 pessoas, sentadas numa mesa, bebendo  e beliscando algo, conversando. Meia noite todo mundo vira abóbora e pronto, c'est fini.

Sobre essa questão de horários, se você tá indo pra uma boite, é bom chegar lá pra meia noite, que é quando o Quartier Latin tá no auge. Mas se for uma festa ou uma saída no bar ou restaurante, bom, melhor chegar as 20hs. 

Com que roupa ir? Ah, aqui é bem complexo isso. A primavera chegou (acho) e agora as cores começaram a brotar. Mas antes todo mundo usava preto, as moças saíam com lantejoulas prata e as moderninhas tinham elementos vermelhos. 

Aliás, nesse espírito primaveril, outro dia tava com sensação de -20 graus na rua e a moça saiu com mini-saia, sem meia e com um casaquinho mega-leve-verão. Alguns podem pensar: "é que ela é ursinha!" Mais non, ela tava meio roxa e passando mal mesmo! *rindo*

Enfim, esse bilan tá meio focado na vida noturna porque é a novidade da nossa vida atual.

Outra novidade é que estamos nos mudando em junho, mas aí é outro post, porque explica cession de bail. 

Bisous, bonne journée,
Alice

2 comentários:

Eleanor Rigby disse...

Esse é o post que merece foto!!! tipo blog de moda... mostra as roupas, corta as cabeças (coisa bem Lewis Carrol inclusive uhauhaua)
Mas... e quanto ao horário? Se me lembro bem, por volta das 3h da manhã, as luzes se acendiam e os seguranças pediam gentilmente pras pessoas se retirarem. Ainda é assim?
Bjs

Anônimo disse...

Adorei a idéia de fotos com pessoas felizes se divertidno na noite sem cabeças! =D
Lídia,.

Postar um comentário