8 de março de 2011

Prêt et Bourse - o processo inteiro

Olá, tinha prometido um post sobre o processo da Prêt et Bourse, então cá está!

Antes de qualquer coisa você se inscreve no curso à sua escolha. Passa pelo processo de admissão. Se inscreve nas disciplinas e quando tudo estiver confirmado você vai no setor de ajuda financeira da sua universidade. Lá te explicarão várias questões que permeiam esse processo, principalmente o que você precisa pra ser admitido na Prêt et Bourse. Os pontos funtamentais são:

1- Renda
  • Ter tido uma renda baixa no ano anterior. Não lembro o valor mas, pros padrões daqui é bem baixo, e pros padrões brasileiros é  classe média baixa. Ou seja, isso não foi uma questão no meu caso, afinal, meu salario num era essas maravilhas. 
  •  IMPORTANTE: Eles avaliam o seu salário E o do seu conjuge pra saber se juntos passam do valor mínimo.
  •  No nosso caso, o valor que declaramos foi exatamente o mesmo indicado na declacarão de renda que fizemos assim que entramos no país.

2- Estar estudando em tempo pleno, leia-se, cursando 12 créditos (4 disciplinas, normalmente).
  • No meu caso, eu queria pegar 5 disciplinas, mas me desencorajaram. Agradeço a todos que fizeram isso, porque 4 já tá mais que pesado de manter. Ou seja, só pegue 4 se realmente for se dedicar integralmente (pra cada hora de aula um aluno normal tem que se dedicar 3 horas estudando em casa. No caso de um aluno que não é francófono e que ainda está aprendendo como se raciocina por aqui...)

3- Não ser mais dependente dos pais. 
  • No meu caso perguntaram se eu era casada. Como sou falaram ok.
Bom, com esses quesitos básicos resolvidos, vamos ao processo, em 12 passos:
  1. Em novembro me inscrevi na universidade e no mesmo mês recebi o aceite;
  2. Uma vez com o documento da faculdade dizendo que eu estava inscrita, tive que fazer minha prova de francês pra saber se de fato eu tinha nível linguístico pra frequentar as aulas e fazer os trabalhos;
  3. Em dezembro, depois de fazer a prova de francês e receber o aceite, fui ao setor de ajuda financeira da universidade pra dar entrada no meu processo. Antes de poder começar, eu teria que me inscrever nas disciplinas;
  4. Me inscrevi em quatro disciplinas e voltei.
  5. Agora eu teria que pedir um número de estudante do Québec, que demora quanto tempo? Exato! Um ciclo!
  6. Número de estudante do Québec providenciado pela universidade, eles me ligaram e passaram. Agora era a hora de entrar com o pedido no AFE. Fui, junto com o Gato, na salinha dos caras que te ajudam a preencher o formulário e preenchemos cada uma das milhares de páginas que dissecam sua vida e do seu conjuge. Tudo pronto: enviar!
  7. Quando você envia seu pedido, recebe uma notificação de quais documentos você tem que entregar no setor de ajuda financeira da sua universidade pra que eles enviem os papéis pro AFE. Ok, documentos entregues imediatamente (fomos pra lá com tudo que poderíamos precisar, assim não tinha erro);
  8. Depois de um ciclo... Primeiro e-mail do AFE dizendo que eles verificaram meus dados e eu teria direito ao Prêt et Bourse e que era pra aguardar as cenas dos próximos capítulos...
  9. Depois mais um e-mail dizendo que reajustaram os valores de acordo com 2011 e que pediram pra universidade os documentos que confirmavam minha inscrição. Agora eu deveria aguardar novamente...
  10. Aguardei, aguardei... aguardei..... Fui no setor de ajuda financeira da universidade pra saber se estava tudo bem. "Ué, porque você não veio antes? Aqui está o envelope com os papéis que você tem que entregar no banco pra abrirem uma conta pra receber o valor estipulado!" (...) Por que não fui antes? Porque eu não sabia que era pra ir! Dã! Bom, nessa eu perdi um ciclo!
  11. Envelope em mãos. Lá tem uma lista de alguns bancos credenciados, todos quebecas, lógico! Como minha conta é num banco não-quebeca, mas canadense, tive que ir num dos bancos da lista e abrir nova conta; Conta aberta e.. 
  12. ah, faltou uma assinatura (...) e depois outra assinatura (...) um ciclo depois e hoje descobri que o dinheiro fnalmente foi depositado!
 Sobre valores:
  • Eles te emprestam (Prêt) o valor do pagamento da universidade. No meu caso ficou mais ou menos 1000$ para esse trimestre: 206 cada disciplina + outras taxas. Ou seja, será uns 3000$ de empréstimo por ano que eu permanecer estudando. (ou um pouco mais se tiver o aumento que está sendo planejado e contestado pelos estudantes)
  • Eles dão uma bolsa de estudo pelos meses que você ficará estudando naquele ano letivo. Isso significa que mesmo que seu curso vá demorar mais de um ano, você terá que "reiniciar" o pedido todos os anos letivos que se iniciam (setembro). A diferença é que será uma coisa mais automatica: você atualiza os formulários e a universidade envia sua inscrição e só, espero.
  • O valor mensal de bolsa de estudo é, no máximo 760$, variando de caso à caso, dependendo da sua renda no ano anterior.
  • Além desse valor, eles fornecem uma bolsa de cerca de 200$ para compra de livros. Você VAI precisar deles!
  • Na universidade existem vários sistemas de bolsas de estudos, mas que não são tão simples pra conseguir, eu ainda não tive nenhuma.  Essas bolsas não invalidam a bolsa do governo do Québec porque essa é entendida realmente como o que ela é: uma ajuda às necessidades básicas do aluno.
  • O pagamento do empréstimo começará 6 meses depois que a pessoa parar de estudar em tempo integral. Não sei os detalhes, mas me disseram que você tem 10 anos pra parcelar a dívida. Os juros começam a ser cobrados assim que você pára de estudar, ou seja, se começar a pagar 6 meses depois, já terá 6 meses de juros acumulados sobre a dívida total.
Pra quem pensa em vir pra cá e começar a estudar como eu, tem que perceber que esse processo inteiro demora bastante e que não é mágico. A Prêt et Bourse é uma forma do governo do Québec de apoiar as pessoas que querem se dedicar aos estudos. É a maneira do Estado investir em pessoas que depois terão formação pra assumir as diversas vagas especializadas que estão vazias por falta de pessoas com formação mínima pra preenchê-las. Isso não é uma doação aos necessitados, mas sim uma política de Estado em prol da educação.

O Québec oferece educação básica gratuita, mas as universidades são privadas. O Prêt et Bourse é uma maneira do Estado garantir que todos terão acesso à educação, mas que não terá que fazer os altos investimentos que são necessários para manter uma universidade com alta qualidade de ensino e de instalações.

Uma vez um anônimo histérico entrou aqui pra dizer que sou aproveitadora do dinheiro do Estado, porque eu seria rica e estaria sendo espertinha "chupando" dinheiro que não era pra mim, que eu teria mentido na minha declaração de renda e sei lá mais o que. Um outro anônimo veio dizer que eu falei mal de quem pega cesta básica e agora estaria fazendo a mesma coisa...

Antes que essas pessoas gastem seu tempo vindo aqui me falar essas mesmas bobagens, vou logo repetindo o que eu sempre disse:
  1. Não sou contra quem pega cesta básica. Sou contra quem não precisa das cestas usarem desse sistema pra "economizarem uns tostões" e ganharem "uma boquinha".
  2. Prêt et Bourse não tem absolutamente nada a ver com cesta básica. Trata-se de uma política de governo de estímulo à educação superior (graduação, mestrado...)
  3. Eu não sei porque resolveram que sou rica, mas to afim que seus sonhos se realizem e eu possa parar de ralar tanto pra manter as contas em dia. Afinal, se tudo fica organizadinho, não tenho que ir atrás de "bocadas", o que tenho é que gastar conforme meu salário/bolsa/aluguel ou seja lá o que for que me dê renda.
  4. Nem preciso comentar o quão infantil pode ser alguém achar que eu menti no meu formulário. Depois do governo do Canadá e do Québec remexerem tanto tempo na nossa vida, alguém acha mesmo que eles não sabem o quanto ganhamos, quais nossos bens e dívidas? Sério?
Pra quem está preocupado em como viver com esse valor de bolsa: máximo 760$:
  • Conversei com um colega de turma que vive exclusivamente com esse valor. Ele disse que divide um apê com outros três colegas. O aluguel deles é 900$ (com chauffage inclus) em Notre Dame de Grâce e que é um apê bemm bacana. Como dividem, fica 300$ pra cada. Como ele tem 200$ de bolsa pros livros e afins, não tem custo mensal com isso. Logo, os 460$ restantes ele usa pras outras coisas, como conta do celular, comer e lazer.
(Particularmente eu tinha muito preconceito com a idéia de dividir um apê com outras pessoas, principalmente desconhecidas. Mas depois que passamos a semana na casa do lago com 10 quebecas homens e que não conhecíamos ainda, meu conceito mudou completamente. Como eles estão acostumados à divir a casa com outros estudantes e como "suas mamães" ensinaram direitinho as regrinhas básicas das "boas maneiras", eles são simplesmente foférrimos e limpinhos. Eu facilmente dividiria um apê com todos eles!)
  • As bolsas de estudos disponíveis são geralmente pra quem já cursou, no mínimo um trimestre ou, de preferência, pra quem já cursou um ano e tem ótimas notas. Elas não são mensais, mas um "pacote" único que geralmente fica em torno de 700-1000$. A pessoa pode se candidatar, e receber, quantas quiser, basta preencher todas as coisas que as empresas doadoras pedem. No meu caso não tem sido nada fácil achar uma que me enquadre. 
  • Eu não recomendo que alguém chegue aqui com o dinheiro contado na esperança de começar a receber logo o Prêt et Bourse. Meu processo demorou 4 meses, tive que pagar a universidade raspando minha poupança confiando que um dia seria reposto. Ainda não sei exatamente o quão automatica é a renovação, logo é bom sempre manter uma reserva pro caso de demoras como essa.
Bisous, bonne chance,
Alice

2 comentários:

Ana disse...

Olá! Eu também devo começar a receber dia 10 o meu prêt et bourse do mestrado (pelo menos é o que consta no site da AFE). Uma dica complementar: quem tem conta no HSBC daqui não precisa abrir outra conta em um dos bancos. Basta ir ao Banco National e eles cuidam da papelada e fazem a transferência da grana direto para a sua conta do HSBC... descobri isso por acaso! Não sei se funciona para outros bancos.
Ah, e outra dica interessante: o código permanente junto ao ministério pode ser adquirido antes da matrícula na universidade. Eu tb só descobri isso depois... mas certamente pode dar uma adiantada no processo.
Boa sorte aos próximos!

Anônimo disse...

Uhu! Ótimo post informativo! Espero que as coisas não mudem muito até eu chegar aí... Quer dizer, só se for para melhor. O Prêt e Bourse é um programa muito bom, mas convenhamos que poderia ser menos lento/enrolado...

Esses dias vi o professor com quem quero estudar dando entrevista pro jornal, falando das bibliotecas de Montréal. Tou mega-animada com o mestrado, é capaz de sair daqui com o pré-projeto pronto! Hehe...

Beijos,
Lídia.

Postar um comentário