27 de dezembro de 2010

MICC: arquiteto, urbanista ou técnico?

Fomos mais uma vez no MICC. Dessa vez encontraríamos uma pessoa que nos falaria especificamente da nossa profissão. Cada um de nós foi atendido por uma agente, que nos deu respostas e informações diferentes e complementares. A que atendeu o Gato nem foi tão interessante, mas a que me atendeu foi ótima, adorei!

Ponto pro MICC! :)

Explicamos que nossa intenção no momento é estudar. Que o Gato fará doutorado, que eu farei especialização seguida de mestrado. Explicamos que estudaremos em tempo pleno, logo, não procuraremos emprego na área agora. Dissemos que, como esse processo de estudo vai demorar ainda, pensamos em encaminhar nossa entrada nas ordens de arquiteto e urbanista depois. Explicamos que possivelmente eu não trabalharia mais com arquitetura, mas sim com urbanismo-sustentabilidade; e que o Gato quer mesmo é ser professor universitário.

Ok, tudo entendido. Então elas nos passaram informações que mudaram/ampliaram um pouco nossa maneira de ver as coisas.

1 - No caso da ordem de arquitetos, mais uma vez ouvimos críticas por parte dos agentes do MICC, dizendo que eles são muito fechados e burocráticos, que o processo é muito demorado e caro (para iniciar o processo paga-se 1365$ + 667$ pros exames + 91,43$ de sei lá o que...) e que a anuidade é muito cara também (837,50$). Então, como não pretendemos trabalhar na área por agora, elas concordaram que, de fato, é melhor nos capitalizarmos antes de fazer isso. Importante: arquitetura é profissão d'exercice exclusif, o que significa que só pode exercer essa profissão quem tem o título da ordem de arquitetos.

2- No caso da ordem de urbanismo tem que ter mais cuidado. É que o processo de entrada na ordem é diferente pra quem está formado a mais ou menos de 5 anos. Ou seja, quem tem menos de 5 anos de formado é tratado como recém-formado e todo o processo é mais simples, com menos exigências. O valor do processo é bem mais baixo, mas também não é barato (141$ pra dar entrada +170$ pra estágio obrigatório + 284,88$ exame profissional + 85,47 de permis...) assim como a anuidade (438,17$ + 17,10). Além disso também tem 1500$ por ano de assurance professionnel. (essa eu não sei na arquitetura, mas certamente tem também). Importante: urbanismo é uma profissão de titre reservé, o que significa que você pode praticar a profissão de urbanista, mas pra ser chamado de urbanista você precisa ter a ordem. Isso, obviamente, também pode restringir um pouco suas opções de emprego.

3- Finalmente entendemos a diferença de technicien pra technologue. O primeiro não tem título da ordem dos técnicos e o segundo tem. Na prática os dois trabalham com a mesma coisa e ganham o mesmo mas, muitos empregos são especificamente pra quem tem a ordem. Ou seja, assim como o urbanista, o technologue também é uma profissão de titre reservé.

3.1- Aqui tem technologues de arquitetura, de urbanismo, de paisagismo, de desenho, de arquitetura de interiores... Ou seja, de arcordo com seu interesse e experiência profissional, pode trabalhar em uma área específica.

3.2- O técnico em arquitetura aqui faz projetos e obras. Eis a cópia de uma parte do documento que elas nos passaram dando algumas restrições de seu alcance:

"La Loi sur les architectes vous [le technologue professionnel] autorise à préparer des plans et devis de travaux d'architecture pour la construction, l'agrandissement, la reconstruction, la rénovation ou la modification:
1) d'une habitation unifamiliale isolée;
2) lorsqu'il s'agit d'une habitation unifamiliale jumelée ou en rangée, d'une habitation multifamiliale d'au plus quatre unités, d'un établissement commercial, d'un établissement d'affaires, d'un établissement industriel ou une combinaison de ces habitations ou établissements lorsque, après réalisation des travaux, l'édifice n'excède pas deux étages et 300m2 de superficie brute totale des planchers et ne compte qu'un seul niveau de sous-sol."

3.3- Tirar o título da ordem de técnicos é bem mais simples e mais barato (85$). A anuidade é 379,58$ pra quem tem emprego e 230,05$ pra quem não tem. A assurance professionnel custa 1500$. Esse seguro é pra garantir que, caso algo dê errado e você seja processado, a ordem irá te defender judicialmente.

3.4- Diferente da ordem de arquitetos e urbanistas, pra ter a ordem de técnico, tem que fazer a Évaluation comparative des études pelo MICC. Essa equivalência tem demorado cerca de 7 meses pra ficar pronta, mas quem tem urgência comprovada consegue adiantar o processo pra uns 3 meses. Ou seja, quem quiser ir pra esse caminho tem que correr com isso, de preferência desde o Brasil.

3.5- A oferta de empregos para technologues em arquitetura é 4 vezes maior que pra arquitetos. Esse é um dos motivos que fazem com que os agentes do MICC sempre empurrem os imigrantes pra esse caminho. ;)

4- Pra ser professor no Canadá os caminhos são mais simples que no Brasil. O conselho da agente do MICC foi de ver exatamente aonde se deseja trabalhar e perguntar à instituição quais as perspectivas, quais os requisitos. Uma possibilidade também é de ser professor do curso técnico do Cegep. Olhamos de leve quais as exigências e com mestrado já dá pra se candidatar à uma vaga de professor de arquitetura na UdeM.

Bom, tudo isso são observações superficiais, mas que modificaram nossos focos. Por exemplo, se resolvermos trabalhar com o que fazíamos no Brasil, podemos só ter nosso título de tecnólogos em arquitetura. Pra ser professor de arquitetura não é necessário ter a ordem. Ou seja, nosso interesse em tirar a ordem de arquitetos ficou no final da lista.

Sobre as ofertas de emprego em cada área, continuamos com a mesma informação que já tínhamos, que em todas essas opções tem muita demanda, exceto pra professor, que nem a gente, nem as agentes de imigração, temos informação por enquanto.

Sobre salário, bom, aí varia muito. De acordo com os dados do Québec, um técnico ganha em média 40 000 $ por ano, um arquiteto ou um urbanista 60 000 $, um professor universitário ganha em média 80 000 $. Segundo a associação de professores do Cegep, um professor ganha em média 35 000 $. Mas isso tudo são médias, certamente depende horrores de quem trabalha aonde e com quê. Vale ressaltar: olhando o valor bruto parece que a diferença é enorme, mas se você retirar o imposto (que aumenta conforme o salário cresce) verá que a diferença entre eles termina sendo bem menor. ;)

2 comentários:

Lupatinadora disse...

Nossa Alice, achei baixos os salários nessa área. Não sei quanto arquitetos e cia ganham em Ontario, talvez seja uma questão de custo de vida também.

Boa sorte nos estudos de vocês!

bjo

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Lupatinadora,

Então, eu to falando de médias, mas o salário pode variar MUITO. Tipo, se você for pra Laurentides o salário médio é de 100 mil. Provavelmente em outra região ele é bem mais baixo.

Mas de qualquer forma, acho que os salários e custo de vida daqui são mais baixos que daí. :)

Bisous,
Alice

Postar um comentário