9 de janeiro de 2011

Nova fase - universidade

Essa semana comecei minhas aulas, finalmenteeee!!!!! Já tava angustiada esperando por isso, louca pra conhecer pessoas novas, louca pra aprender conteúdos novos, louca pra andar com a vida.

Recebi também a confirmação do meu aceite no prêt et bourse, mas ainda não tenho como dar detalhes. Quando receber o dinheiro e souber mais informaçõpes eu digo aqui.

O que rola é que existem duas categorias de estudante. Os de tempo pleno e os de tempo parcial. Tempo parcial é todo aluno que estuda até 3 disciplinas. Tempo pleno é o que estuda a partir de quatro disciplinas. Pra ser elegível ao prêt et bourse você deve ser estudante de tempo pleno. Isso to falando pra quem está, como eu, cursando alguma coisa do primeiro ciclo, dos ciclos superiores eu ainda não posso dar detales.

Bom, como o mínimo são quatro disciplinas, fui lá pegar cinco. A moça da secretaria quase teve um treco, porque seria muito. "Como eu terei tempo pro lazer?". Eu quase chorei! ehehehehe

Depois disso TODAS as pessoas me falam a mesma coisa, então resolvi começar pegando leve e retirar uma das disciplinas. O problema é que um certificat tem 10 disciplinas, se eu fizesse cinco agora, no verão eu terminaria, certo? Errado!

Acontece que, segundo me informaram e eu ainda não confirmei, o verão é um trimestre condensado, então fica bemmm complicado pegar mais que duas disciplinas. E isso tira o meu pequeno sonho de terminar tudo em 6 meses e me leva pro trimestre de outono. Pas mal, ça va!

Então resolvi cortar mesmo a tal quinta disciplina, mas vivo no dilema de qual será. Até agora nem tive uma aula de cada uma, aí fica mais difícil de escolher. Veremos na semana que vem.

Sobre a reclamação de todos sobre o tempo necessário pra estudar, o que vi até agora é que são de fato muitos textos pra ler por aula, além dos muito trabalhos. Por exemplo, eu to fazendo uma disciplina aos sábados e domingos. E ontem, depois de 9 horas seguidas de aula, o tarado do professor nos mandou ler 5 textos pra hoje de manhã. E todos nós lemos e os discutimos em aula. Ou seja, não é a boquinha brasileira que aluno reclama quando professor dá muito texto ou muito trabalho... ehehehehe

Sobre a universidade, só tenho elogios, tudo tem sido ótimo. Inclusive o que eu mais temia, que eram as aulas em francês. To conseguindo entender tudo. Além disso, as pessoas são SEMPRE muito gentis comigo, e quando descobrem que sou brasileira recém chegada, são mais gentis ainda. Nessa disciplina do final de semana tem gente que já foi no Brasil estudar projetos de meio ambiente, gente que estuda português, gente perguntando sobre o que achei da Dilma ser eleita... Enfim, pessoas informadas, interessadas, gentis e, sobretudo, interessantes.

O perfil dos alunos do meu curso é de pessoas com uma média de idade de 35 anos,  60% de mulheres, uma maioria de quebecas, uma boa parte de pessoas vindas de vários países da África e uma pequena parte de espanofônicos latino-americanos... e eu, a única brasileira. Todo mundo é mais velho porque é o princípio desse certificat, ele é oferecido pela faculdade de estudos permanentes, que é voltado somente para adultos. Eles buscam pessoas com experiência profissional e de vida.

Claro que estou falando de um curso de pessoas que trabalham ou querem trabalhar com relações de cooperação internacional, logo são pessoas super abertas a tudo que é internacional, às línguas, à política... Bom, não foi à toa que escolhi esse caminho. ;)


________________

2011-04-26

Terminei o primeiro trimestre e vi porque as pessoas ficam tensas com 5 disciplinas. Ainda acho que dá, mas é realmente pesado.

Sobre o trimestre de verão, de fato não teria como fazer 5 disciplinas pelo simples fato deles não oferecerem! Eu consegui me inscrever em 3 disciplinas do meu curso e em uma de francês escrito.

Se eu tivesse começado no outono (que é de fato o início do ano letivo daqui), daria pra forçar a barra e fazer 5 disciplinas por vez. Daria, mas não recomendo se você pretende ter algum tipo de vida pessoal/cultural.

Se você pretende usar o curso pra iniciar seus contatos profissionais, terá que ir às palestras, aos eventos,  sair com seus colegas... Logo, tem que ter algum tempo livre pra isso.

9 comentários:

Ornitorrinco disse...

é bem simples, em países desenvolvidos não é concebível estudar e trabalhar ao mesmo tempo ( pelo simples fato prático que não da para fazer AMBOS com qualidade ao mesmo tempo )

logo, como ele SABE que você está só estudando, ele vai demandar um comprometimento em tempo integral... simples assim

nada de aluno dizendo pro professor que não pode estudar pq tem que trabalhar, pq nesse caso a reação natural seria dizer: então esse curso definitivamente não é para vc !

Gato de Cheshire disse...

A minha graduação no Brasil era classificada como tempo integral, mas as pessoas precisam trabalhar e uma graduação não pode ser em tempo parcial (não sei porque, mas É assim).

Então a solução genial: o curso foi (e ainda é) dado um semestre de manhã e outro de tarde, mas em tempo integral. Como? Os semestres ímpares das 7 às 13 e os pares das 13 às 19. Então você pode estudar 6 horas, trabalhar e estudar depois que chega em casa.

Na usp o curso é integral de fato, aulas teórica de manhã e prática de tarde. Então tem gente que tem aula de 7 às 9 e depois só tem aula das 14 às 16. Fazer o que nesse intervalo? Artes plásticas, fotografia, esculturas... Arquitetura não dá. Conheci algumas pessoas que trancaram o curso pra poder estagiar.

Poucos são os cursos de arquitetura no Brasil que possuem estágio obrigatório, e poucos são os escritórios que contratam pessoas que não estagiaram.

Simples não.

Alice no País das Maravilhas disse...

Pois é Ornit,

Quem recebe prêt et bourse não pode trabalhar, a não ser que seja dentro da universidade e sob algumas condições.

Mas no caso desse certificat, como as aulas são à noite e finais de semana, todas as pessoas que conversei até agora estão cursando em tempo parcial, uma ou duas disciplinas.

Não dá pra esquecer que são adultos e que prêt et bourse não é quase nada de dinheiro. Paga só a universidade, os livros e a comida. O resto o cara tem que ter, ou viver num esquema bemmmmmmm apertado.

Como é um curso de adultos, as pessoas tem um custo de vida mais alto, tem emprego, etc e tal...

Mas nada disso diz respeito aos professores. O raciocínio é: não pode estudar, não faz faculdade, simples assim. ;)

O que eu sei é que todo mundo sentou a bundinha no sábado a noite e leu tudo. Até porque, se não fizessem nem poderiam falar que foi por causa do trabalho, né? ehehehehe

Anônimo disse...

Oi Alice.

Aguardo o seu post sobre os detalhes do prêt et bourse.

bjs
Lessa

Anônimo disse...

Eu estava ansiosa por esse post! Tudo o que tem a ver com estudos na Universidade aí me interessa! =D

Quanto à polêmica de estudar e trabalhar ao mesmo tempo, seria ótimo se aqui pudéssemos viver uma situação mais maleável. Durante a minha graduação, o departamento oferecia as disciplinas obrigatórias todas durante a manhã, para o aluno ficar com a tarde livre para estagiar e conseguir se manter. As optativas eram cursadas aos sábados ou no período noturno.

Eu comecei a trabalhar desde o 3º semestre de faculdade e a coisa (lógico) teve seu lado bom e ruim. Foi bom porque primeiro eu consegui me manter estudando, o que seria impossível com a renda da minha família. E também porque peguei muita experiência, aprendi muito na prática. A parte chata é que não pude me dedicar nem um pouquinho à pesquisa, essa área para mim ainda é um mistério que pretendo solucionar quando chegar em Québec e partir pro mestrado.

Bjs,
Lídia.

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Lídia,

Pois então, aqui você pode escolher se quer uma vida mais acadêmica ou mais prática profissional.

O que isso quer dizer? Que você escolhe o caminho que quer no curso. Por exemplo, nesse certificat que estou fazendo posso escolher se no final quero fazer uma monografia ou se quero fazer um estágio.

A vantagem do estágio é que não é um impeditivo à pesquisa, mas é uma linha de pensamento. No meu caso, partirei pro estágio pra ter uma experiência de trabalho aqui, com gente daqui, orientada pela universidade daqui. Quer dizer, na verdade meu estágio deve ser no exterior, já que meu curso é voltado para tal, mas será com uma instituição canadense etc e tal. Sacou?

O mesmo se aplica pro mestrado. Não posso falar por todos os programas, dãã!, mas os que me interessei, TODOS, tem o mesmo esquema. Ou faz uma dissertação pura ou faz uma monografia + estágio. Qualquer uma das escolhas pode te levar ao doutorado, não tem nada a ver. A diferença é o direcionamento de carreira que se quer ter.

Se sua escolha é ser professora universitária, por exemplo, ou pesquisadora, certamente o melhor caminho é a dissertação. Mas se seu interesse é estudar mas depois entrar no mercado de trabalho da sua profissão, então talvez valha mais à pena o estágio.

O que eu acho fofo é que tem espaço pra todo mundo.

Se você achar que deve trabalhar durante o mestrado, tudo ok também. Pode fazê-lo em quatro anos, ao invés de dois, e ficar trabalhando enquanto isso. Se preferir ter dedicação exclusiva aos estudos, perfeito, tem o prêt et bourse e outras mil opções de bolsas pra quem está no mestrado-doutorado.

E se quiser trabalhar numa época e depois só estudar, tudo ok também, a escolha é sua. Porque estudar aqui é uma escolha, e não uma obrigação pra não morrer de fome ou pra passar num concurso público... ehehehe

Viva o Québec livre!!!! :)

Bisous,
Alice

Lupatinadora disse...

Oi Alice,

No mestrado do meu marido o pessoal normalmente faz 2 matérias por semestre. Ele fez 3 e foi puxado, mas não impossível - afinal, o "trabalho" dele é estudar. Uma mexicana da sala dele fez 4 pois ela quer terminar as 10 matérias em 1 ano (4 por semestre e mais 1 na primavera e 1 no verão).

Meu marido decidiu continuar com 3 matérias esse semestre pois descobrimos que o curso é cobrado por tempo cursado e não por créditos - ou seja, se ele terminar o curso em 1 ano em meio pagamos só um ano e meio, se ele terminar em 2 pagamos por 2, mesmo sendo o mesmo número de matérias. Como ele tem tempo, está apressando um pouco para economizarmos depois.

Ah, e descobrimos que você pode deduzir o valor do tuition do seu imposto de renda e se não usar pode jogar de um ano pro outro (ou seja, quando você tiver renda daqui a 1 ano vai conseguir deduzir imposto do curso que está fazendo agora). Ainda não peguei todos os detalhes, mas foi uma excelente surpresa!

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Lupatinadora! :)

Então, o sistema daí é totalmente diferente do daqui, que engraçado!

Aqui o sistema é trimestral. Na real são uns 3,5 meses por vez, em um ano, são três trimestres.

Além disso, o pagamento da universidade não é pelo tempo de estudo, mas sim pelo número de créditos cursados. Cada disciplina tem 3 créditos e custa (com tudo incluído) uns 350$. Ou seja, quem estuda em tempo pleno (o mínimo de 12 créditos) paga cerca de 1400$ o trimestre, dando uns 4200$ o ano.

Nos ciclos superiores (mestrado e doutorado, especilizações...) funcionam diferente no número de créditos e obrigações sobre o que é ou deixa de ser tempo pleno.

No mestrado é tempo pleno quem termina em até dois anos. E tempo parcial em até 4 anos. Mas mesmo assim a cobrança é pelo número de créditos. Acho que no final fica um pouquinho mais caro, mas é algo tipo 4500$ o ano.

Ano que vem eu conto aqui... ehehehe

Sobre a dedução no imposto, foi uma ótima notícia. Verificaremos isso, claro.

Nada como Um Estado que investe em seus estudantes por compreender que é através da educação que se transforma e melhora a vida. :)

Bisous,
Alice

Brésilien disse...

Olá,
Primeiramente, gosto muito do blog de vocês. Esta é a primeira vez que comento algo.

Gostaria de saber como é o crédito ai em Montreal, por exemplo, aqui na minha faculdade funciona assim:
1 crédito = 1 hora-aula/semana = 45min/semana

Assim se eu curso uma matéria de 4 créditos terei 4 horas-aula por semana.

Ai em Montreal é a mesma coisa?

Grato,
Le brésilien.

Postar um comentário