24 de dezembro de 2010

Admission na UdeM

Dia 05 começam minhas aulas. Como não vejo muita gente falando desse processo de admissão, achei que valia a pena postar algo sobre o meu processo aqui.

Pra ter certeza de que curso faria (se seria um certificat seguido de um mestrado ou se eu faria logo o mestrado) fui na universidade pedir informações. Lá me deram o telefone do coordenador do curso. Liguei e marquei um rendez-vous pra saber mais informacões. Na semana seguinte nos encontramos, ele falou sobre as possibilidades de crescimento na área, me perguntou meu projeto profissional, deu dicas das coisas que eu deveria fazer pra conquistá-lo... Enfim, foi ótimo! Fiquei com o plano do certificat seguido do mestrado.

No mesmo dia entrei no site da UdeM e fiz meu pedido de admissão on-line (se for fazer isso na secretaria é mais caro). No dia seguinte fui até a secretaria com meus documentos originais e xerox comuns. A secretária deu o "conforme o original" e ficou com as cópias. Tudo certo, basta esperar um ciclo de três semanas. Ok.

Sobre os documentos é importante saber que eu já havia feito a tradução com um tradutor juramentado do Québec. Mandamos do Brasil os documentos, ele traduziu e nos devolveu pelos correios. Outra coisa importante é que achávamos que teríamos que fazer a equivalência dos diplomas pelo MICC, mas na UdeM eles têm um sistema próprio de equivalência e não foi necessário. Isso é importante porque a equivalência pelo MICC tem demorado uns 7 meses, então é bom verificar isso antes de tudo.

Bom, como sempre, o ciclo de três semanas foi mais curto e em uma semana eu recebi uma carta dizendo que fui admitida. Agora era pra eu fazer a inscrição on-line nas disciplinas e esperar que receberia uma outra carta me convocando pra uma prova de francês. Na mesma carta dizia que, por falta de algum documento, eles haviam me colocado como aluna estrangeira e que era pra resolver isso na secretaria.

Como me inscrevi antes de ter recebido minha Carte de Résident Permanent, parti do princípio que era esse o problema. Por sorte ela chegou no mesmo dia que a carta da universidade. Peguei a Carte e fui correndo pra UdeM.

Chegando lá descobri que sim, eles queriam uma cópia da CRP, mas na real, o que eles tinham dado falta era da cópia do meu CSQ. Como assim, eu havia entregado isso. Bom, paciência, entreguei o original e eles tiraram uma nova cópia e adicionaram na minha ficha. Certo, tudo resolvido e a secretária me pegou pelo braço e foi fazer a inscrição comigo. Achei fofo, parecia que eu tinha uns 5 anos! *rindo*

Feita a inscrição eu já podia começar o processo pra pedir a prêt et bourse (sistema do governo de ajuda aos estudantes, parte fica pro aluno como bolsa, parte tem que ser devolvido quando terminar os estudos). Fui no setor da UdeM de aide financière pra dar entrada na papelada. Lá eles me disseram que primeiro eu tinha que ter um número de estudante no Québec. Ok, requeri o tal número e me disseram que em um ciclo me telefonariam informando. Meio ciclo depois me ligaram e passaram o tão esperado número. 

No dia seguinte era minha prova de francês, então decidi esperar um pouquinho pra dar entrada no pedido de bolsa (vai que eu ia muito mal na prova??).

Essa prova é o TFI (teste de francês internacional). Ela pode ser feita até no Brasil. A diferença é que fazendo aqui o resultado sai mais rápido e você ainda faz uma redação que vai te dar sua classificação no curso de francês oferecido pela universidade.

Bom, fiz a prova e continuei sem saber se passei ou não. O resultado chegaria pelo correio em um ciclo, evidente! O detalhe é que em um ciclo minhas aulas começariam!
Bom, fui fazer minha inscrição no prêt et bourse na universidade. Tem dois funcionários que ficam lá pra ajudar os novos alunos nisso. Pedido enviado on-line, documentos requeridos entregues na secretaria... Agora tenho que esperar mais um ciclo pra saber se tudo está bem!

Meio ciclo depois da prova chegou a cartinha dizendo minha nota, fui aprovada! Junto eles enviaram o certificado do TFI e outra carta dizendo que eu posso fazer uma disciplina por trimestre no departamento de letras. Então vou me inscrever depois das festas. Farei a sequencia de disciplinas de francês escrito, assim vou fechando os buraquinhos que ainda existem. :)

Ah, esqueci de contar que nesse meio tempo tivemos um encontro da turma com o coordenador do curso. Nesse encontro ele apresenta o curso, fala do perfil dos alunos. Nós todos fizemos uma mini apresentação (formação, experiência...). Foi ótimo. Descobri que apesar de ser um certificat, que é do primeiro ciclo, todo mundo que estava ali era mais velho (uma média de 35 anos), tinha experiência prévia profissional, vários já tinham mestrado e outros só curso técnico... Enfim, uma turma bem variada, muito interessante.

15 comentários:

Anônimo disse...

Oi Alice,
Nossa, faz tanto tempo q não escrevo aqui que é até estranho... hehehe
Li o post correndo (na verdade, eu to com um pouco de pressa), mas tive q comentar!!! Fiquei muito contente de saber como foi o processo para a inscrição da UdeM. Eu imaginava algo ainda mais burocrático!!!
Fiquei mais feliz ainda que deu tudo certo e que logo vc já vai começar a estudar!!! Que legal!!!
Depois eu te escrevo com mais calma!
Um ótimo fim de ano para vcs!!!
bjs
Dani

Anônimo disse...

Excelente, Alice!
Parabéns pela aprovação. =)

Esse é um assunto que ainda embranquece alguns cabelos meus...rs! Principalmente o lance de algumas universidades e cursos pedirem que a universidade anterior seja a responsável pelo envio de toda a documentação do aluno (Histórico e tradução)... ai que chato isso!

Mas adorei essa receptividade do seu coordenador. Preciso de um desses na minha vida LOGO!

Parabéns! Boas festas!

Beijos!

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Dani,

tudo bom querida? Faz tempo mesmo que não batemos um papo mais longo! :(

Pois é, a burocracia aqui é mais simples que a daí porque as coisas andam, as pessoas te explicam o que fazer, tem tudo escrito na internet... Assim fica fácil de saber pra onde ir e quando. ;)

Bisous,
Alice

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Vanessa,

Olha, lá também pediam que os documentos viessem de um envelope lacrado pela universidade. Pediam também que entregasse todos os históricos...

Eu não levei um envelope fechado, até porque eu não consegui fazer com que minha universidade fizesse isso. O mestrado do Gato nem envelope próprio tinha!

Então trouxemos tudo aberto, mas com a tradução juramentada do Québec.

Na universidade nem perguntaram por isso. Aliás, nem quiserem meus históricos, só mesmo os diplomas!

Entra em contato com o departamento que te interessa e fala com a secretária. Elas vai te dizer o que é necessário de verdade. ;)

Aliás, entra em contato por e-mail com todos os cursos que te enchem os olhos, pergunta sobre o futuro da profissão, demanda de emprego, caminhos da profissão... Eles estão acostumados a responder essas perguntas. E se não souberem, te encaminham pra quem sabe. Bom, pelo menos foi assim que fizeram conosco. :)

Bisous,
Alice

Anônimo disse...

Oi, Alice!
Obrigada pelo comentário-resposta. Seguirei o teu conselho e entrarei em contato com a secretária do departamento.
Beijos!

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Vanessa,
Imagina, no que precisar pode falar! :)
Bisous

Anônimo disse...

Ótimo post! Super importante. Quero me matricular na universidade assim que chegar, Certificat ou MBA.

Obrigada :)

Anônimo disse...

Vcs dois vão estudar? Como está o mercado de trabalho para arquitetos?

Lupatinadora disse...

Aff, quantos ciclos!

Parabéns pela admission :-)

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Conhecendocanada,

Bem vindo ao blog! :)

Sempre que tivermos mais informações postaremos aqui. :)

Bisous,
Alice

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Lupatinadora,

Pois é, muitos ciclos mas que valem à pena. :)

Brigadinha pelos parabéns!

Bisous,
Alice

Anônimo disse...

Oi Alice, uma dúvida... Quais documentos teve que traduzir para a entrada na Universidade? Sabe se tem algum tempo de "validade"?

Obrigada,

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi ConhecendoCanada,

Olha, varia muito de cada caso. A gente traduziu os documentos pensando na universidade E nas ordens profissionais (no nosso caso as de arquitetura e urbanismo).

O que a universidade quis traduzidos: diplomas!

Apresentei meus históricos e eles não se interessaram.

Como to correndo pra ir pra aula (sim, domingo, 8 da matina e terei aula o dia todo), não tenho como checar se teve algum outro documento. Depois dou uma conferida e se tiver outro venho aqui pra te falar, ok?

Vocês pretendem estudar o que?

Bisous,
Alice

obs.: dei as boas vindas a vocês como se fosse a primeira vez aqui, mas agora entrei no blog e vi que você é a Lessa... ehehehe. Parabéns pelo CSQ e boa espera pelo federal. Muito yoga e tai chi nessa hora! :)

Anônimo disse...

Estudar no domingo? E isso nem é um mundo imaginário, rs...

Obrigada pelos parabéns! Você sabe bem, já passou por isso, como receber o CSQ nos tirou um "peso imenso das costas".

Bom, quero fazer algo na área de Gerenciamento de Projetos. Estou animada para voltar a sala de aula. Será ótimo, além do currículo, para integracao e melhoria do idioma.

Adoraria MBA da MCGill, mas meu ingles ainda está engatinhando e preciso me preparar mais, não deve ser tão simples entrar. Então, devo comecar também com o Certificat.

Quero adiantar tudo por aqui, aproveitando esses meses de espera.

bjs

Obrigada
Lessa

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Lessa,

Boa sorte nesse processo. :)

Sim, sei bem o quanto o peso sai das costas. Ao mesmo tempo que o novo peso aumenta, aumenta... até que fica tão pesado que fica difícil de andar... eheheheh

Depois passa, prometo! :p

Sobre a escolha do curso a fazer, bom, acho que essa é a melhor fase pra decidir, porque agora você tem tempo pra isso. Manda e-mail pra universidade, eles podem te ajudar. ;)

Bisous,
Alice

Postar um comentário