27 de setembro de 2010

Religiosidade - intolerância?

Faz tempo que fica um disse-me-disse sobre as questões de religiosidade aqui no blog. Então acho que vale à pena entrar de cara no tema, assim ninguém precisa ficar cheio de dedos.

Somos três autores, e cada um com uma história de vida bem diferente. 

Não sei bem qual o lance do Ornitorrinco com isso, mas sei que é um assunto que o afeta bastante e sim, ele termina sendo bem intolerante. Mas veja bem, sempre que acho que a coisa passou do ponto, dou um "se ligue", porque não acho que seja por aí. Mas deixo pra ele falar melhor o que pensa, como se precisasse de minha permissão pra isso! *rindo*

Já o Gato vem de família super católica, sempre estudou em escola de freiras. Sua formação religiosa é bemmmm estruturada. Ele escolheu não ter relação religiosa ou se preocupar com isso. Nem sei se pode ser chamado de ateu, acho que talvez ele devesse explicar melhor, se achar que isso é interessante pra alguém. Mas o fato é que ele fica bem chocado com as pessoas que vem aqui no blog, nos xingam, colocam o dedo na cara e depois vêm com um papo de que é temente a deus e que não julga ninguém. 

No meu caso, isso tudo pra mim é indiferente. Minha formação é 100% atéia e aprendi desde muito cedo que isso pode ser uma maldição, caso as pessoas descubram. A vida toda ouvi o que escuto aqui no blog, como se o fato de ser atéia me fizesse uma pessoa vazia, sem amor (isso mesmo, um anônimo chegou a esse ponto, de dizer que não tenho amor por ser atéia!). Aliás, até o Curioso (que apesar de chato respeito muito...ehehehe) já veio com um papo de que quando me deito sinto um vazio no meu peito... ai ai ai. Sempre me impressionou a total falta de tolerância de pessoas religiosas para com os ateus. Acho que nós ameaçamos de alguma forma seu mundo perfeito, como se mostrássemos (seja lá por qual razão) que sua religião está ameaçada.

Se tem uma coisa que eu não estou nem um pouco interessada é qual é a religião da pessoa. Tenho amigos que querem ser duendes da floresta, outros que são protestantes, outros católicos, outros judeus, tenho amigos muçulmanos e espíritas, ateus e comunistas (sim, isso pode ser uma religião...ehehehe).

E você, leitor-comentarista, o que você acha disso?

Beijinhos,
Alice

obs.: Que moda é essa de falar mal dos meus beijinhos? Sempre dou e darei boas vindas e beijinhos, porque sou educada e gosto muito da presença e comunicação de todos. Às vezes posso ser irônica ou até grosseira, mas normalmente não sou assim antes de ser atacada. ;)

22 comentários:

Filipe Moreira disse...

A verdade é que é todos nós temos, em algum ponto de nossa personalidade, um vazio. Este vazio, felizmente pra uns e infelizmente pra outros, é preenchido com a religião.

Também sou ateu, e fico muito triste quando falo isso com todas as palavras e as pessoas me olham com canto de olho, fazem careta ou mesmo acham que sou satanista, esse último é o mais engraçado de todos...

E quando as pessoas sabem que somos ateus, começam a julgar problemas pessoais que temos à suposta ausência de Deus em nossas vidas.

Eu respeito de verdade qualquer que seja a religião, respeito quem acredita, mas cada um no seu quadrado. Tentar me fazer engolir algo que eu não me interesso é difícil, e acontece muito. Ateus, geralmente, respeitam as religiões, mas o inverso nem sempre ocorre.

Nunca poderei mudar meus pensamentos a respeito disso? Vai saber... mas com certeza se ocorrer, será por conta própria.

Abraços.

Ornitorrinco disse...

"There's probably no God. Now stop worrying and enjoy your life",


:) eu ia dizer que crente bom é crente morto, mas aposto que NINGUEM ia entender que era só uma piada :P

então vou ficar só com a primeira frase que é mais bonitinha e tem um efeito parecido

Ornitorrinco disse...

Dakwins em mum momento furia total, mexeu com meus mano mexeu comigo


check it out

http://www.youtube.com/watch?v=yWquVjhdZaU&feature=player_embedded

Gato de Cheshire disse...

Eu estudei em escola católica por mais de dez anos. Saco. Não sou religioso e não quero ser, apenas tenho algumas deformações causadas pela culpa.

Mas se tem uma coisa que me deixa revoltado é quando alguém fazer o discurso que é religioso e depois fica desrespeitando os dogmas que diz que acredita. Falar uma coisa e fazer outra.

Em vários comentários, entra alguém aqui que se diz religioso, que não julga e que todos devem ser respeitados, blá, blá... Logo depois fala o nome de deus em vão, xinga e julga.

Teve até uma maluquinha que disse que julgar e xingar pra defender alguém pode. As pessoas inventam regras novas pras religiões e depois ficam revoltadas com os fundamentalistas religiosos.

Tem até aquele que faz o discurso Datena. Procurem no youtube Datena X Ateu. "Não tem deus no coração, só podia ser bandido" e na frase seguinte fala "Bandido tem é que morrer". Pensei que só deus podia mandar matar alguém. SAI DE MIM.

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Filipe,

Pois é, então você me entende perfeitamente. Fico sempre impressionada com esse ataque que fazem aos ateus. O mais irônico é que os ataques são travestidos de "frases espirituais", "momento de reflexão", "questionamentos sobre a vida"... Ou ataques mais diretos mesmo.

É por isso que entendo também a revolta do Ornitorrinco, que canaliza isso em forma de ataque. Discordo do método, mas entendo.

Ainda bem que o Québec é livre, sem essa maluquice religiosa toda. Cada um na sua, com MUITA diversidade, até congresso de ateístas. ;)

Beijinhos,
Alice

Lupatinadora disse...

As pessoas na verdade buscam conforto nas religiões e respostas que elas não conseguem ter de outra forma (como surgiu o mundo, etc etc). Meu marido pegou um panfleto sobre o Islam aqui em Toronto e eles falam que a poligamia é importante pois há mais mulheres do que homens e se não houvesse poligamia essas mulheres não poderiam ter uma família e ainda seriam uma tentação para outros homens. They actually have a point.

Fui criada católica, não pratico, já namorei judeu (que não praticava mas não podia casar comigo pq eu não era judia e o namoro acabou ali). Não posso me dizer atéia porque minha criação colocou no meu subconsciente que há uma força interior, Deus escreve certo por linhas tortas etc, por mais que meu lado racional diga que nada disso existe.

Podemos passar a eternidade discutindo. Sabe o que é muito legal - conversar com teólogos e afins. O pai de intercâmbio da minha mãe era pastor protestante super mega educado, sabia tudo da história das religiões, é muito interessante.

Falei, falei, falei e não disse muita coisa. Profundo, hein?

Seu blog é viciante, principalmente os comentários livres!

Ah, meu primo arquiteto acabou de me falar hoje que quer também imigrar - depois vamos trocar figurinhas do que você já sabe sobre ser arquiteto no Canadá. Ele provavelmente virá pra Toronto e nos últimos anos tem trabalhado bastante com telecom, apesar de a paixão dele ser desenhar casas. Pode me escrever no lupatinadora3@gmail.com

beijin

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Lupatinadora,

Tudo bem querida?

Pois é, essas conversas são muito interessantes. Temos um amigo de família que é padre, um padre italiano-bahiano, meio maluco e meio comunista. Sempre que ele vem no Brasil nos encontramos e é uma festa ótima.

Dessa última vez ele ficou falando das questões da pedofilia da igreja católica, que realmente tem sido um problema sério. Pra ele, o problema é que tem muita gente que resolve virar padre por não achar uma profissão melhor. É pena.

Se todos os padres fossem como ele, de fato apaixonado pelo sacerdócio e pelos dogmas cristãos, certamente teríamos uma igreja católica mais justa e tolerante.

Mas enfim, isso não cabe a mim. Só me incomoda essa coisa doida de dizer pra não usarem camisinha ou desse lance de embutir culpa nas pessoas.

Vivo com questões com o Gato sobre isso. Culpa até pelo que não se fez é uma herança terrível, credo. ;P

Beijinhos,
Alice

Anônimo Curioso disse...

A intolerância se mostra ao classificar os que pensam diferente de vocês como "seres inferiores". Coisa que esse blog faz com frequencia.

O Ornit é mestre em fazer isso. E isso se chama INTOLERÂNCIA. Desculpe mas é!

O fato de vcs serem ou não ATEUS, não muda nada, é direito de vcs e ninguém tem nada a ver com isso. O que eu devo é respeitar a opinião de vcs, e gostaria de ter a minha opinião igualmente RESPEITADA.

Mas cada comentário sobre religião nesse blog é carregado de ódio e DESRESPEITO. É verdade que ao longo da história muita bobagem tem sido feita e ensinada em nome de Deus. Mas muita mais coisa boa feita em nome de Deus e disso ninguém fala.

Outra mania de brasileiro é achar que cristianismo = catolicismo. Isso é um grande erro. Coisas feitas pelo catolicismo histórico durante a idade média, são hoje motivo do afastamento das pessoas da crença em Deus.

Isso não que dizer que os católicos são pessoas más, pelo contrário, são pessoas muito legais, como protestantes, evangélicos, espíritas e ateus.

A Lupatinadora disse que o lado RACIONAL dela tenta convencê-la de que não existe nada "além". Mas na verdade isso é resultado da educação recheada de filosofia materialista que recebemos disfarçada de CIÊNCIA. Pois sim, o pensamento racional pode levar a conclusão de que Deus existe.

Tanto a crença em Deus quanto a crença em não-Deus requerem uma dose de FÉ. Por exemplo, nenhum cientista do mundo tem uma pista de como a vida surgiu na terra, o surgimento da primeira cadeia de RNA/DNA por acaso é um desafio a probabilidade matemática.

Daí temos duas alternativas: acreditar que alguém deu uma mãozinha ou acreditar que existe alguma teoria que a ciência ainda não descobriu. Ambos requerem FÉ, num agente CRIADOR desconhecido, ou num agente NATURAL também desconhecido.

Um dos principais filósofos ATEUS do século XX, Antony Flew, escreveu vários livros sobre essa questão:

Destaques para os livros em que ele defende ardentemente o ATEÍSMO:

God: A Critical Inquiry (1986)

Does God Exist?: A Believer and an Atheist Debate (1991)

Social Life and Moral Judgment (2003)

E no fim da sua carreira numa decisão que ele descreve como totalmente RACIONAL ele escreveü:

There is a God: How the World's Most Notorious Atheist Changed His Mind (2007)

Boa leitura.

Anônimo Curioso

P.S. em portuguêso livro se chama: "Um ATEU garante: DEUS existe." e pode ser encontrado em qualquer livraria.

Ornitorinco disse...

Vamos lá curioso:

Assim como o anônimo curioso é só uma projeção de alguns aspectos da sua personalidade, o ornitorrinco também é apenas a abstração de um escritor qualquer ( ninguem achou mesmo que um ornitorrinco iria conseguir com aquelas patinhas escrever num teclado qwerty né?? *risos )

A idéia do blog aqui é trazer conceitos POLÊMICOS e colocarmos ele na mesa da maneira MAIS DIRETA possível para serem debatidos, seja a favor seja contra.

Por experiência própria, sabemos que quando não "cutucamos" com vara curta, os tópicos acabam ficando meio "vazios" ninguem aparece para debates, então por isso, é ÓBVIO que pegamos mais forte as vezes para sucitar humores.

Como consequencia disso, obviamente acabamos tendo algumas pessoas mais exaltadas, mas isso é um risco que se corre :) o importante é que ao despertarmos esses humores, algumas pessoas com mais do que 2 neuronios ( como você ! por exemplo ) acabam aparecendo e isso sempre é muito positivo.
infelizmente muitos acabam atacando os escritores em si e NÃO as idéias, o que acaba desviando um pouco da idéia central, mas enfim, um preço pequeno a ser pago pela divulgação e o debate de idéias, aposto que os iluministas nem eram TÃOOO civilizados assim.
Eu nunca partiria da seguinte afirmação:

a pessoa é religiosa LOGO ela é uma pessoa ruim

pq é uma indução no MÍNIMO idiota, mas a verdade é que grande parte do mal da humanidade não só foi FEITO por religiosos mas como em NOME das religiões... acho que isso diz bastante sobre isso...
Curioso, comparar ateus como sendo o outro lado da moeda de crédulos é no mínimo má-fé....

convido todo mundo a ler o wiki entry sobre Falsabilidade que é um conceito desenvolvido por Popper http://en.wikipedia.org/wiki/Falsifiability

a grosso modo ( BEMMM toscamente ) uma idéia/argumento que NÃO pode ser falseado não é um argumento válido

nota que QUALQUER ateu razoável está disposto a ter sua opinião mudada em relação a existencia de deus, só precisa ter uma prova razoável, agora como crentes ( no sentido dos que creem ) são dogmáticos por natureza, essa possibilidade simplesmente não está em aberto..

a fé é contida em si mesmo, eles tem fé pq TEM FÉ, nota como é um argumento que não pode ser falsificado ???
qualquer antropólogo vai te mostrar a religião como sendo um reflexo de aspectos culturais do berço onde ela foi criada ( manja aquele lance o cachorro com cara do dono ?? ) e isso é mais um indício de quão terreno elas são...

Uma vez Bernard Shaw disse:

Antes tinhamos muitos deuses
agora temos um deus só
qual será um próximo passo ?
nenhum deus ?

é por isso que quando me perguntam se eu acredito em deus, eu respondo:

qual deles?

odin, shiva, jeová, alá, ????

E sério, tua afirmação em relação ao surgimento da vida é malicioso, não é preciso de FÉ para acreditar em empirismo/metodologia científica, é um simples exercício de lógica, como o tio Dakwins mesmo disse, só precisamos encontrar UM fossil no extrato de terra errado ( um bichinho cambriano no neolítico, por exemplo ) para falsificar TODA a teoria da evolução.... quer algo MAIS tolerante do que isso ? MAIS aberto a crítica ???
agora vamos perguntar a um sacerdócio apostólico romano a opinião dele sobre a infabilidade papal ( mesmo com toda atrocidade já cometida ao longo da história em nome de papas ) o que ele vai te dizer?

não há nada a ser feito, pois essa é uma questão DOGMÁTICA, simples assim....

eu realmente acho que nem temos que discutir isso :) só queria esclarecer que o ateu não é alguem q tem "fé" na ciência... esse é um conceito BEM desviado da realidade

slurpadas a todos

Anônimo disse...

Mineiro/Paulista

Acho que mais uma vez vocês usam este blog para expor uma visão destorcida da vida e de pessoas baseado na sua visão ou valores próprios e querem que isso seja respeitado ou que realmente isso é o mundo que realmente é o verdadeiro.
Existe no mundo, diversos mundos paralelos, valores próprios, crenças próprias mas não podemos esquecer que vivemos sim num mundo ainda baseado em valores cristãos religiosos queriam vocês ou não.
Acho que ter inteligência é respeitar que isso simplismente existe e vocês não podem lutar contra pois a maioria é cristã ou tem valores cristãos não acho que exista intolerância aos " Ateus ".
Vocês podem não acreitar em Deus ou qualquer Deus mas não podem agir agressivamente contra aqueles que acreditam ou professam sua fé.
Olhem bem pra dentro de vocês e observem a raiva e a frustração e o ódio do mundo e das pessoas verbalizadas e espressas nas suas opiniões aqui nesta ferramenta.
O amor maior querem vocês ou não vem de Deus, é esse amor que nos torna pessoas melhores e faz com que " a ordem possa existir ", agora imagine se não existisse Deus e não existisse preceito religioso e principalmente uma moral religiosa ?
Me digam, vocês que são tão apegados a racioalidade e ao mundo prático sem um ser maior que possa nos reger.?
Já ouviram falar do inconsciente coletivo? O que será ? rsss....
Talvez vocês possam estar pensando, nossa que monte de merda essa cara ta falando aqui, até vejo a raiva e a intolerância do ornintorrinco, sem paciência pra ler uma pessoa que acredita em Deus.
È esse inconsciente coletivo que nos comanda e nos faz ter um temor próprio que nos faz diferenciar o certo do errado, isso é instintivo, nascemos com ele, mesmo vocês querendo acreditar ou não em Deus, ele rege vocês!!!
Ele acredita em vocês, alimenta seus corpos, ou vocês acham que o sono ou o alimento que comem simplismente os alimenta?
Esse inconsciente coletivo controla a todos e tudo que existe.

Continua ......

Anônimo disse...

Mineiro/Paulista

Continua ......

Vejam a citação de Albert Einstein considerado um dos maiores cientístas de todos os tempos !

“A opinião comum de que sou ateu repousa sobre grave erro. Quem a pretende deduzir de minhas teorias científicas não as entendeu.

Creio em um Deus pessoal e posso dizer que, nunca, em minha vida, cedi a uma ideologia atéia.

Não há oposição entre a ciência e a religião. Apenas há cientistas atrasados, que professam idéias que datam de 1880.

Aos dezoito anos, eu já considerava as teorias sobre o evolucionismo mecanicista e casualista como irremediavelmente antiquadas. No interior do átomo não reinam a harmonia e a regularidade que estes cientistas costumam pressupor. Nele se depreendem apenas leis prováveis, formuladas na base de estatísticas reformáveis. Ora, essa indeterminação, no plano da matéria, abre lugar à intervenção de uma causa, que produza o equilíbrio e a harmonia dessas reações dessemelhantes e contraditórias da matéria.

Há, porém, várias maneiras de se representar Deus.

Alguns o representam como o Deus mecânico, que intervém no mundo para modificar as leis da natureza e o curso dos acontecimentos. Querem pô-lo a seu serviço, por meio de fórmulas mágicas. É o Deus de certos primitivos, antigos ou modernos.

Outros o representam como o Deus jurídico, legislador e agente policial da moralidade, que impõe o medo e estabelece distâncias.

Outros, enfim, como o Deus interior, que dirige por dentro todas as coisas e que se revela aos homens no mais íntimo da consciência.”

* * * * *

“A mais bela e profunda emoção que se pode experimentar é a sensação do místico. Este é o semeador da verdadeira ciência. Aquele a quem seja estranha tal sensação, aquele que não mais possa devanear e ser empolgado pelo encantamento, não passa, em verdade, de um morto.

Saber que realmente existe aquilo que é impenetrável a nós, e que se manifesta como a mais alta das sabedorias e a mais radiosa das belezas, que as nossas faculdades embotadas só podem entender em suas formas mais primitivas, esse conhecimento, esse sentimento está no centro mesmo da verdadeira religiosidade.

A experiência cósmica religiosa é a mais forte e a mais nobre fonte de pesquisa científica.

Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber em nossos espíritos frágeis e incertos. Essa convicção, profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível universo, é a idéias que faço de Deus.”

ALBERT EINSTEIN (1879-1955)

Não quero de forma alguma desrespeitá-los, vocês podem ter a opinião de vocês agora fazer apologia descarada ao ateísmo e ridicularizar quem é cristão mas por favor respeitem que vocês são uma minoria que existe e que vocês ainda vivem em um mundo comandado por Deus.

Abraços

Ornitorinco disse...

Ninguem faz apologia ao ateísmo :) somos ateus e ponto !
Sim, somos uma minoria, infelizmente, com menos ódio religioso o mundo seria um lugar melhor :)

É sempre engraçado ver um cristão provavelmente católico ( como grande parte dos brasileiros ) citando um cientista JUDEU ( lembrando que até 1961 a igreja apostólica romana considerada os judeus os RESPONSÁVEIS PELA MORTE DE JESUS ) de maneira tão errada :)
Einstein na MELHOR das hipóteses era um deista ( como você pode ler em qualquer BOA biografia dele )o que é bem diferente de alguem que religioso que segue algum cânone e nas poucas vezes que falou sobre sua religiosidade ele se declarava um panteista, afirmar que Einstein era religioso é como afirmar que Spinoza também era só pq disse, eu acredito em deus, e deus para mim é uma fórmula matemática....
Wiki quote:

"I believe in Spinoza's God, Who reveals Himself in the lawful harmony of the world, not in a God Who concerns Himself with the fate and the doings of mankind."

é MUITO importante diferenciar alguem que acredita em constantes universais que regem o universo e existem desde antes do tempo existir em todos os lugares antes do conceito de lugar existir e consideram isso uma força SOBRE a natureza ( como por exemplo a gravidade ) de alguem que antropomorfiza esses elementos ( se eu rezar para a gravidade ela vai atender meus pedidos )

provavelmente ( e aqui só podemos especular ) einstein entraria no segundo grupo
Como podemos ver em carta para Eric Gutkind em 1954:

"[...] The word God is for me nothing more than the expression and product of human weaknesses, the Bible a collection of honourable, but still primitive legends which are nevertheless pretty childish. No interpretation no matter how subtle can (for me) change this. These [...] interpretations are highly manifold according to their nature and have almost nothing to do with the original text. For me the Jewish religion like all other religions is an incarnation of the most childish superstitions. And the Jewish people to whom I gladly belong and with whose mentality I have a deep affinity have no different quality for me than all other people. As far as my experience goes, they are also no better than other human groups, although they are protected from the worst cancers by a lack of power. Otherwise I cannot see anything 'chosen' about them."


mas TUDO isso não faz sentido nenhum, pq essa é uma indução para LÁ de sem vergonha

se você pode dizer que einstein era esperto e religioso LOGO a religião existe
eu posso dizer que Hitler era ruim e religioso LOGO a religião é ruim

é o mesmo tipo de falácia tosca que não diferencia alguem ser religioso E fazer alguma coisa ruim ou boa de alguem ser religioso e fazer alguma coisa boa ou ruim em NOME da religião

http://www.youtube.com/watch?v=GY_p_ry9V5s

um trecho de um documentário ingles da BBC sobre Einstein.... que fala sobre toda essas coisas que falam sobre sua opinião......

Ornitorinco disse...

Ola colega cristão, seja bem vindo

Eu realmente li até o final o seu texto, mas eu tive que parar para lhe fazer uma pequena correção

conforme http://www.religioustolerance.org/worldrel.htm
citando um census americano, vocês representam 32% da população mundial ( eu olhei em outros sites e a cifra apesar de flutuar fica nessa casa de grandeza )

me ajuda com a matemática, vai ver que meu mestrado em exatas não serviu para nada, mas em que MUNDO 30% representa a MAIORIA ?

nossa... e tua citação sobre um mundo sem religião é um mundo sem amor é velha e batida de mais !!!

aconselho ler Irmãos Karamazov do tio Dostô e depois qualquer crítica pós-moderna ( adorooo essa palavra ) sobre o mesmo... resolve bem essa questão

o pobre do Jung ia revirar no TÚMULO com esse uso do conceito dele de inconsciente coletivo... tadinho da psicanálise...

mas oh... não da bola para meu coração amargo :)

você está sempre convidado a expor suas idéias, sejam elas quais forem....

Anônimo disse...

Mineiro/Paulista
Acho que você nao entendeu! Não fiz apologia ao catolicismo, não sou católico, sou evangélico o que pra você deve ser o pior dos seres humanos. Rsss...
Tenho uma visão ampla da religiosidade, nao considero uma melhor que a outra nem judaísmo ou nenhuma outra qualquer, elas simplismente existem simplismente por afinidades de filosofias ou doutrinas ou mesmo interpretações diferenciadas dentro do Cristianismo poderia assim dizer, já que você é ateu e não tem muita noção de diferenciação de religião e Cristianismo.
O que Eistein fez não importa ser ele Judeu ou qualquer outro grande cientista foi reconhecer a existência de um Deus superior, não conseguindo provar por meios científicos a simples e magnânima presença de um poder que rege todas as coisas.
Acho que você pegou um texto esparso sobre uma argumentação dele sobre a explanação da palavra God, he is not talking about the being ! " God " ou leia-se em bom português o ser, ser esse que não é terreno, " Deus ".
Por esse poder muitos chamam de qualquer coisa, Budha, Emmanuel etc.
Ele reconhece que existe um ser superior que rege todas as coisas, vc não pode lidar com fatos não é?
Tem que distorcer a coisa, rsss...
Ele chama os seres humanos de fraco, cita a fraqueza humana.
Sim seres humanos são fracos, por isso precisam de Deus e por isso Deus precisou de Jesus.
Nossa será que isso ta ficando muito religioso? ixi !!!
Jesus filho do grande Deus, ser extrordinário não humano precisou que o seu filho, entenda-se o que for, nascesse na forma humana para que Deus pudesse entender a realidade pela qual vivemos, nossos sentimentos, fraquezas, virtudes por isso existe a santissima trindade saca!
Agora o Espirito Santo existe para simplismente, agora vem a parte mais interessante, revelasse a nós o espírito de Deus, pois ele é o espirito de Deus! o que Einstein disse.

" A experiência cósmica religiosa é a mais forte e a mais nobre fonte de pesquisa científica."

O que ele dizer com isso ? Nossa ficou complicado!!
Há coisas que existem nesse mundo e no mundo que ele chama cósmico que são difíceis de decifrar ou entender, por isso ele chama de nobre.
Agora está claro o texto que ele disse, se você pegar o texto que você citou dá pra encaixar direitinho com o que ele disse no texto em português, da fraqueza humana e tal.
Não vamos aqui discutir a existencia ou não de Deus eu tenho a minha fé, vc a sua, o que eu disse foi a vocês fazerem apologia ao ateísmo como se os que acreditam fossem inferiores ou burros, por favor respeitem o mundo ao qual vivem e vc continua distorcendo as coisas, são fatos reais e vc quer distorcer.
Consegue compreender a sua posição!

Ornitorrinco disse...

eu... ( suspiros )

mas .... (suspiros )


tu leu ali o que... ( suspiros )

tu percebe a contra.... ( suspiros )


tia alice, POR FAVOR ME LEVA PARA MONTREAL AGORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Alice no País das Maravilhas disse...

Olá Mineiro/Paulista (posso te chamar carinhosamente de MB?) e Ornitorrinco Amado,

Olha, sinceramente fico meio atrapalhada em me meter nesse romance. Escrevi o post porque sabia que tinha gente precisando de expressar sobre isso. Que bom que deu certo. :)

Sinceramente, pra mim, nada dessa discussão faz sentido, simplesmente porque não é uma questão na minha vida a existência ou não de deus, se jesus existiu, se os judeus passaram 40 anos no deserto procurando uma moedinha...

Sinceramente, me interessa menos ainda se o cientista X ou Y era dessa ou daquela religião. Simplesmente porque isso não tem nada a ver com o seu trabalho científico. O resto é com ele. Se acredita em uma força superior, se é homossexual, se é panteísta, o que eu tenho com isso?

Sobre a apologia ao ateísmo... MB, fala sério. Então escrever um post que diz que sou atéia, ou falar que os cristãos tem problemas com ateus (como você muito bem demonstra em seu discurso) é dizer que faço apologia?

E se fizesse? Você pode vir aqui, no nosso espaço, ficar falando como deus é bom pro coração e eu não posso falar que acho isso tudo uma bobagem? ;)

Beijinhos pros dois, bom namoro,
Alice

Ornitorrinco disse...

esse celular encontra-se fora da área de serviço, por favor após o bip deixe seu nome e recado


BIP


Ola, esse é o celular do ornitorrinco, atualmente eu me encontro na minha toca subquática perguntando PQ O SENHOR ME MANDA PESSOAS ASSIM,deve ser uma provação divina, deixe seu nome e telefone que eu retornarei depois do meu período de reflexão na minha toquinha, umida, pequena fria POREM SEGURA

obrigado

Ornit

Anônimo disse...

Mineiro/Paulista
KKK...
Não entendi ! MB?
Mineiro Brazuca ?
kkkk....
Ah por falar nisso vc tirou o corpo fora legal né! Alicinha....

Anônimo disse...

Mineiro/Paulista

Desculpa Alice estava me referindo ao Ornit, foi mal ae !
Abraços

Ornitorinco disse...

Oi Mineiro Paulista:

Namoro ?

Obaaaaaaa, vou ter alguem para passar óleo nos meus pelos !!

sabe, esse negócio de ficar entrando e saindo d'agua, vivendo em lugar umido, acabo desenvolvendo um pouco de fungo nos pelos :)

mas com um namorado vai ficar mais fácil !!!!

é que tem uns pontos que eu não consigo alcançar com meu bico !!

tu és evangelico ?? ahhh, saquei, tipo calvinista? luterano ????

Eleanor Rigby disse...

E se eu disser que apesar de fluminense de nascimento, sou FRAMENGO e que os vascaínos não me respeitam?

E se eu disser que na Dilma eu não voto nããão senhores e que se eu quiser voto nuulo siiim, pq é meu direito e to cagando pro resto?
E se eu disser que acredito em Deus e em Jesus, em espíritos em reencarnação, em Budha, em Shiva, em Odin, em Maomé, em Zeus/Júpiter, em Ra, em E.T. , que o Stanley Kubrick ajudou a forjar a viagem a Lua… em papai noel?
E se eu disser que acredito nisso tudo mas sei que é beeem possível também que tudo isso seja fruto da minha imaginação?

To fazendo apologia ao flamengo, ao voto nulo, a dúvida em questões religiosas e ao papai noel???

Quem atira a primeira pedra?

E se eu dissesse depois que é tudo mentirinha? Menos a parte do Papai noel é claro…

Desde quando dizer o que se sente e pensa é fazer apologia?


apologia
a.po.lo.gi.a
sf (grego- apología) 1 Discurso ou escrito laudatório para defender alguém ou alguma coisa. 2 Elogio, louvor, panegírico.

Pronto! Religião, futebol e política!!! Hahahaha!

Se incomodei alguém com minhas confusões mentais, humildemente,

I apologize!!!

Ornitorinco disse...

Aqui damos espaços para todos
católicos, muçulmanos, pessoas que acreditam em fadas e adoradores do grande JUJU-MONSTER

sejam todos bem vindo :)

só não gostamos de brazuka mesmo, ehehehe mas esses também são bem vindos, desde que fiquem no cantinho e não botem os pés em cima da mobilia ! e nada de sambar em cima do sofá, desce dai menino !!!

Postar um comentário