26 de agosto de 2010

A revolução tranquila: um primeiro olhar

Enfim, está na hora de termos MAIS uma polêmica.
Tirem as crianças da sala, guardem as velhas pudicas, se vocês acham que a Alice faz polêmica, uhuhuhuh, que bonitinho, negô, ela manda BEIJINHO, ela acha que NÃO É CORRETO ofender ao próximo, espero que vocês entendam que ela é a Good Cop e eu sou o Bad Cop ! ( e o gato ? cara o gato é o demiurgo que vive acima de todos nós mexendo as cordinhas invisíveis que regem o mundo ) .
Onde eu quero chegar com isso tudo ? Ora bolas, gerar uma nova polêmica !!! eu prefiro chamar de gerar um espaço plural e livre de censura onde todos possam expressar suas opiniões sendo elas diferente ou não da minha desde que regras míninas de inteligência sejam respeitadas ( foda-se a educação, ultimamente eu me tornei um ornitorrinco evil desde que eu fiquei sozinho no meu planetóide, agora o Gato e Alice são magnata, vão viajar para a terra encantada do norte, daí eu fiquei de zelador do barraco, dizem eles que eles ainda vão mandar coisas de lá, mas duvido, agora que entram no ESQUEMA FORTE, vão é se juntar com a brazucada lá para fazer churrascada hein !!! ) mas no final das conta nego vai chamar de polêmica mesmo.
Então, o que isso tem a ver com o Quebec pequeno gafanhoto ?
A PRINCIPIO pode parecer que nada, mas se você fez sua lição de casa ( e não, a lição de casa não inclui ver VÁRIAS vezes a mesma palestra do escritório de emigração, me refiro a uma pesquisa de VERDADE, sua topeira mutante psciônica ! ) você já deve ter em algum momento ouvido falar na “Revolução tranqüila” ( breve aula sobre o Quebec: a revolução tranqüila é quando eles cansaram de ser um bando de caipiras, controlados por uma sociedade arcaica, religiosa e conservadora e decidiram que queriam ser gente grande ! ).
Pois bem, a revolução tranqüila mudou COMPLETAMENTE o paradigma social da sociedade ( dããã, se é o paradigma social, será do que alem da sociedade seu pato metido a mamífero !! ) já que de fato ele se tornaram um estado laico ( e eu falo laico de verdade não sou-laico-mas-continuo-tendo-um-crucifixo-em-todo-tribunal-e-ai-de-quem-quiser-tirar-ele-dali ).
Quais são as implicações de um estado laico ??? ( Se o conceito de pecado não faz mais parte da sociedade, porque proibir o aborto ? Por que eu não posso usar drogas ?? ) Como construir uma estrutura moral-social onde estamos inseridos sem ter que lançar mão de conceitos cristão como, se você for mal vai para o inferno, se você não fizer isso deus não vai gostar de você.
Brincadeiras a parte, isso tudo tem implicações MUITO sérias na maneira como as pessoas se relacionam ( já fui informado por fontes locais que a mulher quebeca tem o hábito de flertar e tomar a iniciativa em relação a homens, afinal em uma sociedade laica somos DE FATO iguais um aos outros e não um pedaço de costela que resolveu tomar vida ) e como as pessoas vivem.
Quero convidar a todos a darem sua opinião.
Deixo também um link de alguém que consegue ser MAIS desbocado do que eu que aborda essa questão da religiosidade, hipocresia e honestidade consigo mesmo, acho que serve para levantar a lebre ;) ( ou o coelho, ou o ornitorrinco, ou o que vocês quiserem ! )
Aguardo comentários e slurpadas para todos !

28 comentários:

Anônimo disse...

Ai desistiu de comentar sobre os que pegam comida nos bancos alimentares? Desistiu de colaborar com o aumento do preconceito e de fazer com que alguns imigrantes se sintam mais desmoralizados ainda?

Afinal o que falar do Brasuca que imigrou com o mínimo, tendo vendido tudo que tinha e ficou sem dinheiro até para voltar, além de não ter para aonde voltar. Quem deve ser castigado por isso?

Irwing

Ornitorinco disse...

Ola Irwing, não sou a alice, então nada de beijinho.

não, não desistimos, só cansamos mesmo :) mas se tu ler os posts, comentários, réplicas, tréplicas, reflexões e afins, tenho certeza que vais entender nossa opinião a evolução da discussão graças a participação de alguns membros ( gostei do conceito de expatriado e quem sabe uma classe intermediária com mais suporte do governo ! ) e coisas afins... agora larga esse tonel de gasolina e desamara minhas patinhas da cruz antes que alguém se machuque com esse fogo !!!
eu poderia ser BEM irônico e dizer que se isso aconteceu, foi pq deus quis ( eheheh ) mas não seria muito coerente da minha parte :)

vamos lá, qual sua opinião sobre a revolução tranquila ? qual tu achas que é impacto de um estado verdadeiramente laico na vida dos seus cidadãos ??

contribui conosco Irwing ! vamos tornar esse mundo, se não um lugar melhor, PELO menos um lugar menos burro !

Gato de Cheshire disse...

Querido Ornitorrinco,

Obrigado pela definição deísta de mim, mas por fora sou gato e por dentro sou apenas um humano, demasiado humano. Boa sorte na sua tarefa.

Vou observar mais...

Anônimo disse...

Primeiro gostaria de agradecer pelo blog, que afinal é uma maravilha!!!! Tenho observado tudo e os que mais te censuram tem comunidades e blog onde só alguns podem entrar e fazerem parte, por que o banquete e para poucos.

Sobre esse comentário atual no seu blog há uma palavra que descreve claramente a moral cristão, respeito, já que o estado é laico; Será que não deveria haver regras de comportamento? Será então que o respeito é tão importante assim se posso fazer o que eu quero é como quero?
Na nossa cabeça mesmo que inconscientemente temos aquela frase: "Não faça com os outros o que gostaria que não fizesse com você". Há uma moral cristã e puritana nessa historia-frase.

Por mais o respeito continua.

Anônimo GTI.

Anônimo disse...

Estado laico em minha opinião é aquele que vela para que na vida privada cada um possa exercer a sua religião ou a falta dela além de vigiar para que nas relações sociais não existam conflitos devido a crença ou descrença individuais.

Você fala em aborto, o Canadá se diz laico e o aborto e o casamento homossexual são permitidos, o Brasil se diz laico e o aborto e o casamento homossexual não são legalizados.

Se a revolução tranquila passou pelo Québec o que aconteceu antes dela deixou o Quebequense encharcado de água benta e cercado de um mar de puritanismo anglo saxão.

Eu particularmente sou contra a hegemonia religiosa, assim como sou contra a hegemonia ateia. Se eu fosse um bispo católico certamente eu seria a favor de um Estado Católico Cristão Apostólico Romano. Como não sou nem lá nem cá em termos de pratica religiosa, além de umedecido pela água benta da educação que tive na infância eu prefiro um Estado que não permita que a religião ou a falta dela venham a me encher o saco.

Deveria ter uma lei que proibisse de que me acordassem sábado pela manha com o intuito de falar de Deus ou de religião.

Irwing

Ornitorrinco disse...

Pois é... dai a porca começa a torcer o rabinho !!!

Porque acho que se abre duas linhas distintas de raciocínio, uma muito bem trabalhista por aqueles malucos babões no-futures, cheio de visões pessimistas sobre a vida moderna dos...


escritores russos !! ( ah! achou que eu ia citar Matrix né !!! )

Dostoievski descreve bem esse mundo sem deus numa passagem dos irmãos karamazov... bicho, o troço fica SINISTRO, é um lance anárquico-cada-um-por-si-o-mais-forte-fodendo-com-o-mais-fraco que é assustador.

Claro que o seu Dostô tinha toda aquela carga católica ortodoxa ( apesar de toda a desgraceira na vida dele ) que prega que um mundo sem deus é um mundo sem ordem.

CONTUDO, eu acho legal também pensarmos em linhas mais modernas de raciocínio e dados empíricos que nos mostram uma OUTRA face dessa moeda.

Recomendo lerem o seu Dakwins o grande defensor da sociologia "darwinista" moderna, que diz, que animais tem uma série de valores éticos/morais e não por uma questão de aumentar a chance de sobrevivência e de passar os seus genes adiante... ´´e bem interessante ver ele provar sob ESSA ótica que é possível haver um mundo harmônico e socialmente estável sem deus na parada...

Não convencido ainda?

Pois bem, estudos mais modernos ( vou procurar a fonte e depois colo aqui ) provam que há uma relação INVERSAMENTE DIRETA entre a religiosidade de uma sociedade e qualidade de vida; isso é, quanto MAIS religiosa, MENOS qualidade de vida tem, e vice versa...

O exemplo do quebec e seu salto depois que se libertou das amarras é um, mas existem VÁRIOS por ai....

então, será que estamos pronto para um mundo sem deus ???

O seu bernard shaw que dizia

antes tinhamos muitos deuses, agora um único, qual será o próximo passo, deus algum ?

fica a faísca :)

Quimera disse...

VIARGE!

Que a revolução tranquila foi interessante, isso foi.. já ví um documentário sobre ela..

Ainda dentro do assunto da revolução tranquila, mas mudando um pouquinho de "estado laico" para "je me souviens"...
Rapaz.. de lá pra cá, tanta "merde!" aconteceu no Quebec (e principalmente Montreal)....

Não a toa as grandes indústrias (e o PIB) migraram para Toronto...

TABARNAK, OSTIE!!!!

Anônimo disse...

Ornitorrinco,

1. Estado laico não é estado ateu! No Quebec ainda existem católicos, há cada vez mais protestantes, espíritas e vc vai encontrar aqui mais muçulmanos do que vc já viu em sua vida inteira.

Ou seja a religião está presente na sociedade (o que é muito bom). Embora não mais no governo, ainda bem.

2. Uma sociedade laica inclui o fato que religião é particular e não se discute.

3. Dawkins é um bobão, e o principal pesquisador dessa tal moral dos animais foi expulso da Harvard por forjar suas pesquisas. Procure no google "Mark Hauser fraud".

4. Já sobre a questão do aborto, embora permitido por lei não é tão normalmente aceito socialmente. Exemplo esse trecho da letra de Degeneration:

Ton arrière-arrière-grand-mère, elle a eu quatorze enfants
Ton arrière-grand-mère en a eu quasiment autant
Et pis ta grand-mère en a eu trois c'tait suffisant
Pis ta mère en voulait pas ; toi t'étais un accident

Et pis toi, ma p'tite fille, tu changes de partenaire tout l'temps
Quand tu fais des conneries, tu t'en sauves en avortant
Mais y'a des matins, tu te réveilles en pleurant
Quand tu rêves la nuit d'une grande table entourée d'enfants

Tio Sam

Alice no País das Maravilhas disse...

Olá Olá!!!

Bem vindos Irwing, GTI e Tio Sam! :)

Quimera, você já é facinho por aqui, então fica só olá...ehehehe

Ornitorrinco, acho linda sua revolta! ahauahua

Olha só, primeiro queria dezer que fiquei MUITO feliz quando Irwing, depois de um comentário no estilo revolts voltou ao tema e contribuiu muitíssimo. Tão bom ver gente discutindo abertamente. :)

Como minha formação é atéia de nascença (são muitas gerações já), chego a ter dificuldade em compreender do que as pessoas falam quando afirmam que sem religião teríamos a barbárie.

Pra mim não há nada mais bárbaro do que fazem e já fizeram no mundo em nome da religião. E esse discurso que o cristianismo é a boa moral...

Bom, tentam esquecer, mas vale lembrar que em nome dessa moral MUITAS e MUITAS pessoas foram exterminadas no mundo. Não falo só da inquisição, falo dos nossos povos autoctones também, cuja grande parte foi exterminada e o que sobrou virou mendigo...

Mas voltando ao tema do Ornit.

O que percebo é que falar em Estado laico causa sempre uma reação de esclarecimento de que não se trata de um estado sem religião. O Tio Sam acha que isso é bom, eu lamento. De qualquer forma, está certo.

Enquanto representante da "religião atéia", queria aproveitar pra escarecer aos desavisados que não somos bárbaros amorais. Pelo contrário.

É muito mais difícil ser ateu, porque significa que cada coisa que fazemos diz respeito exclusivo a nós mesmo e, por isso, temos sempre que estar atentos. Não temos dogmas que nos digam o certo e o errado, só o bom senso, olha que difícil isso? Talvez por isso me faça tão mal ver brazucadas! ;)

Bom, vamos vendo cada um, acho lindo isso! Cheguei a pensar que deveríamos montar um forum livre, mas to achando que esse espaço já se comporta dessa forma, não?

Pra dar certo, podem fazer como o Quimera, que sugeriu tema (e eu não esqueci, só não tive tempo pra pesquisar pq estou passeando...hehehe).

Ou não, sei lá!

Beijinhos,
Alice

obs.: Ornitorrinco, meu querido, pára com essa loucura de zelador! A gente tá aqui! *Poti poti poti...passou...respira...* ;P

obs. 2: Ornitorrinco, pegou no meu fraco, né. Adorei o tema e AMEI o video-provocador! ahauahua

Alice no País das Maravilhas disse...

Ahhh, só pra não deixar passar!!!

O Brasil NÃO é um Estado laico. Isso é uma fraude, como a maioria das coisas por aqui. ;)

Somos laicos, mas temos crucifixo em qualquer local publico? Somos laicos, mas nas escolas públicas te dão o novo testamento a cada começo de ano (eu sei, ganhei vários!)? Somos laicos, mas não podemos enterrar um ente querido sem que alguém comece a rezar (e imponha um momento de reza), mesmo que esse ente seja um velho comunista-ateu que odeia carolices? ...

Veja bem, nós não somos laicos. Somos apenas um país que não é mais católico. Na real, somos um Estado cristão. Mas como isso é feio de falar, tá fora de moda, sei lá, fica com o titulo de laico.

Outra coisa, antes que alguém caia, de novo, de pau em cima de mim...

Não adianta me agredir de bobeira sobre isso. Passei a infância e, porque não dizer, a vida sofrendo preconceitos por ser atéia. Então o argumento tem que ser muito bom pra me atingir, certo? *modo de defesa ON, ainda e infelizmente*

E Irwing, eu adoraria que tivesse uma Lei como a que você sugeriu. Ninguém merece, né!


MAS, como não resisto e tenho receio do que vou ouvir, queria abordar mais um tema polêmico...

Quando o (a) Irwing diz isso, tenho a sensação de que todos ouvem "cultos-crente-barulhentos". Queria lembrar que cultos religiosos por si só podem ser um tremendo incomodo pros vizinhos. Um grupo cardecista se mudou pro lado da minha casa e, depois de uns anos, terminei me mudando, porque ninguém merece acordar sábado de manhã com aquela alegria e falatório e rezação toda...

Mas aí, pelo incômodo, vale o mesmo pros fanáticos notívagos que acham que suas festas são mais importantes que a vida dos outros...

Ai, já fuigi do tema. É que, no fundo, pra mim, é tudo a mesma coisa. Trata-se de respeito e compreenção que a outra pessoa é diferente de você necessariamente. Veja bem, não se trata de aceiação. ;P

Beijinhos novamente,
Alice

Quimera disse...

"Ainda bem que pararam de me sacrificar, como faziam há 3 mil anos.. aquilo doía, sabia?
Baal na verdade não estava nem aí pra mim.." (Quimera-cabra)

"Eu não acredito em ETs, Deuses, Bruxas, Gnomos, Espíritos e Ornitorrincos, ele mentem muito.." (Quimera-cabra)

Ornitorinco disse...

Sério... quem DIABOS confiaria num bicho que parece pato mas não é, bota ovo mas da de mamar, é mamífero mas tem na ponta do rabo que parece um rabo de castor um ESPINHO VENENOSO

ah! e temos um sonar no bico do papo que emite ondas elétricas que funcionam como um sonar !!

sério

deus existe

e a prova que deus existe

é a existência dos ornitorrincos

TEM que haver uma inteligência superior... e DEFINITIVAMENTE ela tem um humor irônico :)

Quimera Cabra disse...

Já que é pra falar de religião.. there we go..

Já pensei um bocado sobre isso.. sobre ateus, cristãos, hindús, budistas, religiões afro-brasileiras, mórmons, mulçumanos...

Religiões é uma questão muito interessante de se estudar.. você conhece um pouco do ser humano e a forma que ele pensa, que valores ele tem ou dissemina, é um pouco do meu lado sociólogo...

Quanto a um "mundo ateu".. Eu ainda sou de acordo com algum pensador que um dia disse: "Mesmo que Deus não existisse, as pessoas ainda o inventariam"..

Temos que ver que felizmente todos não são iguais a nós.. Se você é ateu convicto(mas não fanático) é porque o seu lado racional é forte, assim, você está acima da capacidade (ou mesmo vontade) da maioria das pessoas de cognição...

Não estou dizendo que ninguem é melhor por ser ateu (nem mesmo eu sou.. mas já pensei em ser.. e se um ateu me convencer, eu torno-me sem nenhum peso na consciência..)..

Se olhares o grosso da população, que não está muito afim de pensar racionalmente, mas simplesmente 'fazer porque é assim', essas pessoas, numa sociedade sem um "ser supremo, olhando 24 horas pra você(até no banheiro)" iriam, ao meu ver, começar a viver um "viva sociedade alternativa"..

A consequência seria desde gente tomando banho de chapéu a assassinato de vizinho porque eu não fui com a cara dele...

Dizer que "religião é uma desgraça, a história nos prova, pelo o que ela fez e quantas vidas inocentes tirou" pra mim é o mesmo que dizer "energia atômica é uma desgraça, a história prova, pelo o que ela fez e quantas vidas de inocentes tirou"...

Tudo pode ser usado pro bem e pro mal.. até pensamentos...

Alice, pode desligar o modo "ON" comigo.. imagino muito bem o que já tenha passado... deve ter sido muito chato na infância e principalmente adolescência...

Os ateus que eu conheci são pessoas ótimas, e adoro conversar com eles, pois posso falar qualquer coisa que não irá ferir nenhum "dogma" ou "segredo religioso" dele... logo, é mais difícil de eu perder a amizade :D

Quimera Cabra disse...

Agora sabe o que eu não suporto quando estou dirigindo???

Aqueles adesivos em carros do tipo "Sou feliz por ser XXXXX)

Afinal... você é feliz porque escolheu essa religião???? Se alguém te provar que o que acredita é errado, você se mata??? Mata o outro???

Eu sou feliz por outras coisas.. mas não por ter escolhido a religião X ou Y...

Vejo "religião" como de uma forma diferente.. apenas como visão moral e filosófica...

E por ser filosofia.. é aberta a discussão e a mudar de idéia..

Ornitorinco disse...

Não não não !!! oh, nem era a idéia do tópico, digo, a idéia não é a discussão se deus existe ou não, mas qual o impacto na vida das pessoas em um estado verdadeiramente laico.

CONTUDO,acho muito perigoso dizer que religião é um tipo de filosofia... NÃO É, vamos lembrar, filosofia é o AMIGO DO CONHECIMENTO, não aquele que joga na fogueira, enfia uma espada no bucho ou apedreja aqueles que querem ter conhecimento, ehehe tem uma diferença "sutil" ai, mas tem !!!

alem do que, não conheço nenhuma filosofia que fica nos dizendo que tem um barbudo/homem com cabeça de elefante/ homem com muitos braços/geléia verde voadora que vem do espaço lá em cima decidindo o que se passa com nossas vidas !!!

mas sim, nós ateus somos fofinhos :) ehehhehe

e assim, o comentário que tu fizeste vai bem em linha com a idéia que o Dostô apresenta nos irmãos Karamoz.... discordo :) não acho que a moral/ética esteja associada a preceitos religiosos.. muito pelo contrário, normalmente são essas instituições que vão CONTRA esses preceitos :)

Gato de Cheshire disse...

Vou falar sinceramente e sem ironia pra tentar ser levado a sério e aproveitar esse espaço pra desabafar, no fim do comentário darei minha opinião.

Minha família é muito católica, o meu pai tenta não ser, estuda outras religiões não cristãs, mas culturalmente não consegue se afastar do catolicismo, ele até casou com a minha mãe que é MUITO católica.

Estudei em escola católica toda a minha infância e adolescência. Mas rapidamente descobri que muitas perguntas que eu fazia eram respondidas com "isso é uma questão de fé". Ou você acredita ou não.

Tentei conversar com alguns colegas da escola e eles resolveram me proteger, não falando mais a palavra "deus" na minha frente, pra não me agredir. Isso não fazia o menor sentido, parece as pessoas que contam piadas preconceituosas, mas antes perguntam "tem algum parente de português aqui, pois não quero agredir ninguém". Hipocrisia pura.

Então descobrir que deveria ficar calado, e não falar mais desse assunto e a vida ficou mais fácil. Vejam que eu falei uma frase reveladora. Vida mais fácil, acomodada.

Já vi algumas pessoas atéias que se recusam a entra em templos religiosos ou assitir a algum evento desse tipo. Eu (na minha acomodação) não me incomodo com isso. Frequento qualquer evento religioso sem problema.

Para que as pessoas religiosas possam entender, pense que você é de uma religião, foi convidado e resolveu aceitar o convite para assistir um casamento num templo de uma outra religião. Melhor ainda, pense que você é cristão e numa viagem de férias foi convidado para assistir um casamento numa comunidade, que ainda não é cristã, em Papua-Nova Guiné (1/3 da população). Você vai lá, assiste, tira foto, repete todos os passos que a platéia repete, mas não significa que você acredita nessas crenças ou que você concorda. Apenas é diferente de você.

Sobre o comentário do Quimera, espero que "o grosso da população, que não está muito afim de pensar racionalmente" não fique zangado com você. Quanto a religião regular o comportamento da sociedade, impedindo que o vizinho mate o outro por motivo torpe. As leis existem para isso e na verdade algumas religiões pregam o descumprimento das leis "dos homens" em detrimento das "leis de deus". Sei que não resolve os casos onde as pessoas argumentam que "o que não é proibido é permitido", mas se todo mundo cumprise todas as leis, já ajudaria bastante.

Sobre Estado láico versus igreja católica, posso relatar algumas coisas que vejo na minha profissão. O tombamento é uma maneira de preservar edifícios que representam a sociedade e sua cultura, portanto deveriam mostrar como a sociedade funciona e não apenas uma parte dela.

No Brasil, a grande maioria dos edifícios tombados, construídos para cultos religiosos, são católicos. Normalmente continuam como lugares de culto e a manutenção é paga pelo Estado, através do IPHAN, por exemplo.

Tem o caso de lugares que não são mais de culto, como "a primeira sinagoga das américa" (veja que precisou ser muito especial para ser preservada) e é um lugar vazio para mostrar como é era a sinagoga.
Mudar de uso é praticamente impossível e alguns edifício ficam fechados até a completa ruina.

No Québec, vi vários lugares de culto que foram tombados e transformados em residências, bibliotecas, escolas de circo, teatros. Não só templos católicos, como presbiterianos, anglicanos, sinagoga, etc.

Esse comportamento do Québec de preservar os espaços, sem a influência das instituições religiosas em suas decisões, é um dos motivos que me fazem querer emigrar para o Québec. Lá descobrirei de fato como isso funciona.

Quimera disse...

Gato, muito bom! muito bom mesmo.. tenho pouco a acrescentar ou comentar... (é pouco, mas ainda tenho):

"...mas se todo mundo cumprise todas as leis, já ajudaria bastante..."

Primeiro, que uma sociedade que vive baseado em leis milhões de leis(como a brasileira), não é uma sociedade muito evoluída, segundo, como as teríamos então que criar uma lei do tipo: é lei ajudar velhinhas a atravessar a rua... pois, como eu falei (mesmo muitos me odiando ou não.. não ligo... não tenho identidade e falo a besteira que me vier a mente, seja ela politicamente correta ou não :D), a sociedade não terá como maioria intelectuais.. mas boiada mesmo...(falando logo de forma bem rude..)

Ornito.. eu não disse que religião É filosofia.. eu disse que eu a vejo dessa forma.. há uma diferença "sutil" entre o que uma coisa é de forma geral e como eu a encaro e a utilizo...

Mas, sendo bem direto, de FORMA GERAL, é um instrumento de controle de massas (a boiada que eu falei)...
Alguns já utilizaram pra fazer coisas ruins.. e muitos ainda o utilizarão...

Isso, posso falar que é de QUALQUER religião (e QUALQUER instituição, seja ela religiosa ou não, ), afinal, somos humanos :D ainda bem...

Agora.. pra descontrair, segue um pouquinho meu lado ateu que me lembrei agora...
Eu estava conversando com um amigo religioso e perguntei pra ele: Não é injusto Deus ter me criado aqui, réles mortal sofredor, aberto a doenças, sofrimentos, chifres e fome? Enquanto ele criou os anjos.. lá.. todo bonitões.. podendo ir e vir do céu com aquelas asas no melhor estilo X-men???

Ele respondeu: Mas você é mais abençoado do que o anjo (Ele não me disse porque..)

Eu respondi: Poxa.. então Deus está sendo injusto de novo! Coitado do anjo! ...Que fica lá preso nesse trabalho chato, enquanto eu estou aqui curtindo a vida...

Quimera - cabra(Fã de religiões, pois já foi por milênios obra de sacrifícios...)

Gato de Cheshire disse...

Quimera,

Concordo.
O que eu quis dizer foi que, levando em consideração que a maioria das pessoas precisa de alguém que ela reconheça como "superior" para dizer o tempo todo o que é "certo" ou "errado", pra mim só temos três alternativas.

1 - Convencer todo mundo que existe alguém que olha para todos os nossos comportamentos o tempo todo "(até no banheiro)" e esse alguém diz o que é "certo" ou "errado".

2 - Estabelecer algumas pessoas como "superiores" e assim elas podem dizer que observam o tempo todo os nossos comportamentos e elas dizem o que é "certo" ou "errado".

3 - Uma mistura dos dois como os faraós, que (dizem) afirmavam ser representantes dos deuses na terra. Uma espécie de papa mais poderoso. Ou a diretora de uma escola aqui no Brasil que mandou instalar câmeras, até no banheiro, para flagrar estudantes fumando escondido. Isso é que é ser onisciente, onipresente e onipotente.

Agora, se estamos falando de pessoas que entendem que, para viver em harmonia precisamos estabelecer algum tipo de "contrato social" ou "regras de comportamento" onde devemos nos comportar levando o tempo todo em consideração que cada comportamento tem uma consequência e que essa consequência não deve atrapalhar a vida do outro. Então essas sociedade não precisaria de tantas regras escritas assim. Basta que as regras sejam transmitidas de um para o outro, sem um poder superior.

Mas ai vão me chamar de "Anarquista", queimar o que eu escrevi e a mim junto.

Quimera disse...

Perfeito Gato!

É isso mesmo.. e o que escreveu é mesmo anarquia.. que seria muito legal se fosse possível :)
Quem sabe daqui há uns 15 mil anos.. quando a humanidade estiver mais evoluida(ou destruida.. hehe)...

O pessoal também tem muito preconceito contra os anarquistas.. :P Os anarquistas são os ateus das formas de governo :)(mas não.. também não sou anarquista)

Falando nesses assuntos, me veio à mente o livro "Admirável Mundo Novo"...

Mas o que falou realmente está auto-suficiente..
Dessa vez eu não tenho mais nada a complementar..

Anônimo Curioso disse...

Tô aqui lendo, achando engraçado e também com um pouco de pena.

A decisão de não acreditar é totalmente válida. Quem sou eu pra criticar.

Mas essa decisão traz consigo certa uma melancolia, uma sensação de que tá tudo errado. Mas com uma esperança de que o mesmo acaso que nos trouxe até aqui, nas suas sucessivas tentativas e erros, um dia vai acertar e consertar as coisas.

Como não estaremos mais aqui quando isso acontecer, nos resta apenas viver melancolicamente nossos poucos anos, apenas com esperanças alheias, para os nossos descendentes no século 22, 23, 24... se eles sobreviverem.

Esse post esclareceu muitas coisas...

Anônimo Curioso

Alice no País das Maravilhas disse...

Oá Meninos,

Dei uma lida rápida aqui na opinião de todo mundo e resolvi voltar no tema do Ornitorrinco: qual as diferenças da sociedade laica?

Bom, a experiência que eu tenho é muito positiva, que é a Suécia. Andando duas vezes por Estocolmo eu não me lembro de ter cruzado com algum templo religioso, deve ter, mas não chama atenção.

A Suécia é um país com um número absurdo de estrangeiros e cada um pratica a religião que melhor lhe convém.

Mas, enquanto sociedade, não rola.

O que percebi de diferença? TUDO.

Na televisão, além dos filmes pornôs diários (que segundo o Ornit agora não passam mais), tem entrevistas interessantíssimas com todo tipo de gente.

Uma entrevista que me marcou bem a nossa diferença cultural foi a com uma comunidade nudsta que vive no norte da Suécia. Eles foram (uns 20) pro auditório, completamente nus e ficaram lá, explicando seu modo de vida. Não teve censura com targinha preta nas "partes íntimas" dos entrevistados, nada. QUANDO uma sociedade cristã como a nossa permitiria isso?

Outra diferença marcante foi no dia que o namorado da minha prima resolveu se matar em nome do amor (drama chileno puríssimo). Eu liguei pro hospital pedindo uma ambulancia e explicando que o figura tinha mastigado vidro. O atendente me perguntou a idade do suicida e eu disse 26 (não lembro mais, mas era mais que 21)... Bom, o atendente então perguntou se ele queria ajuda ou pretendia realmente se matar. Tive que largar o telefone e ir perguntar. Sim, ele realmente queria se matar. "Bom, senhora, ele é maior de idade e capaz de fazer as próprias escolhas. Recomento que, se ele mudar de idéia, peguem um taxi". Assim o fizemos minutos depois, quando o dramalhão diminuiu e ele percebeu que era ridiculo. No final ele não teve nada e os médicos ainda ficaram sacaneando que ele havia mastigado muito bem o vidro... QUANDO isso aconteceria aqui? NUNCA. Na nossa sociedade você não tem o direito a se matar. Na nossa sociedade o dramalhao chileno teria se transformado numa mega novela, com milhares de pessoas chorando, aconselhando, rezando, sofrendo... E, de fato, a única coisa que o carinha queria era a namorada de volta. ;)

Sobre os questionamentos de uma sociedade sem controle porque as pessoas são incapazes de viver sem que Deus as vigie e puna (lembram do livro?), na boa, acho que isso é uma ilusão. Acho que é fazer muito pouco da humanidade, que chegou no estado de vida atual porque foi se auto-regulando através de diversos artifícios, incluindo a religião, mas não o único. ;)

Beijinhos,
Alice

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Curioso,

Postamos quase ao mesmo tempo. :)

Sinceramente não compreendi o que você quis dizer. Melancolia de que?

Beijinhos,
Alice

Gato de Cheshire disse...

Olá Anônimo Curioso,

Por mim você pode criticar se quiser, fique a vontade. A não ser que você não possa.

Que fique claro que eu não falei que deus (ou acaso) "nas suas sucessivas tentativas e erros, um dia vai acertar e consertar as coisas."

Não tenho nenhuma esperança ou espectativa que as coisas vão melhorar ou piorar. Acho que as coisas vão acontecendo e algumas pessoas acham que tá melhorando e outras acham que tá piorando.

Quem falou: "Quem sabe daqui há uns 15 mil anos.. quando a humanidade estiver mais evoluida(ou destruida.. hehe)... " foi o Quimera.

Anônimo disse...

Nesse mundo de ida e vindas ninguém está certo de nada. Todo mundo vive. Sou a favor de um estado laico, sou a favor de uma estado cristão também, o importante é viver.
Agora por que na Suécia eu vi um programa de televisão em que as pessoas estão nus mostrando o seu modo de vida pois pasmem; Isso é estado laisco? Não podem estar confundido cultura, religião, crer ou não e etc...

O que foi feito em nome de Deus que hoje é considerado errado, foi feito na ausência do nome dele também, a anciã humana antes da fome!

Sucesso a tudo e todos!

Anonimo GTI!

Anônimo disse...

Essas historia que formam mostradas como representação perfeita de estado laico não significam nada, há uma inverdade escondida nesses palavras.

Pois pensem!

GTI.

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi GTI,

Desculpe se te ofendi, não era minha intenção. Só não sei exatamente provocou essa revolta... :)

Veja, o tema apresentado pelo Ornitorrinco é refletir as diferenças de um Estado laico para um não-laico, como o Brasil. Essa reflexão proposta era exatamente sobre o que isso muda no estilo de vida das pessoas.

Bom, veja lá, não sou contra nenhum tipo de religião, mesmo as mais radicais. Elas tem origens na cultura dos povos, são importantes pra manter essa cultura. Tenho total respeito.

Não respeito é ser desreipeitada por não ter religião ou não acreditar em deus, mas aí é OUTRA discussão. ;)

Bom, dentro do contexto que o Ornitorrinco propôs, eu trouxe o que eu conheço de Estado laico, que é o exemplo Suéco.

Claro que tudo isso se mistura com cultura. Religião (ou a falta dela) e cultura andam juntinhas.

Tenho um grande amigo judeu e me impressiono sempre com essa relação religião-cultura. Ele come carne de porco, não frequenta sinagoga e terminou casado com uma ateia. Mas culturalmente, ele é, e sempre será, judeu.

Bom, mas voltando à Suécia... É um país de base muito diferente da nossa, tem outras relações com entidades religiosas e mitológicas.

Mas sim, é um Estado laico de fato e que leva isso MUITO a serio.

Eu acredito que o fato do Estado ser laico traz em si uma libertação interessante. Veja, não falo em Estado ateu.

Quando o Estado é laico as pessoas são mais livres pra praticar (ou não) a religião que bem entenderem, de se exporem ao mundo como bem quiserem... o que inclui ficar nu na televisão, ter aula de educação sexual (com moças enfiando a camisinha na banana com a boca) em sala de aula, e as mulheres se sentirem confortáveis em dar o primeiro passo na conquista amorosa.

Há um tempo me chamou atenção, por exemplo, que o Quebec tem uma comunidade Wicca gigantesca, pros padrões mundiais. Na matéria dizia ser comum, em praça pública, ver as bruxinhas fazendo seus rituais à Deusa e ao Deus.

Em compensação, as bruxas brasileiras precisam ficar em lugaresm mega discretos, com cultos secretos, pra não sofrerem preconceitos. Isso porque somos um país com uma hegemonia religiosa bem grande e, o diferente, sempre atrai manifestações nem sempre positivas.

Ufa! Falei muito! Espero ter deixado mais claro que não é minha intenção apontar certo ou errado, e sim refletir no tema do ornitorrinco. :)

Agora, se me perguntar o que eu prefiro pra viver? Certamente um Estado laico, onde eu possa exercer meu direito de não ter fé em nada que não seja o concreto, ou a imaginação, sem ter que explicar isso a mais ninguém. Ponto pro Québec! ;)

Beijinhos,
Alice

Anônimo Curioso disse...

Alice,

Em primeiro lugar: quero deixar claro que sou completamente a favor do estado laico e acho que a verdadeira religião tem lugar no coração humano. Não no governo ou em outra instituição social.

Em segundo lugar: a questão da melancolia que vcs não entenderam. Ela está aí pode ter certeza. Quando apagam-se as luzes, desliga-se o PC e TV, fecham-se os livros. Qdo vc fica sozinho(a)? Vc está realmente em paz? Ou resta uma inquietação? (com a política, com o Brasil, com a sociedade, com o brazukas).

A gente procura prencher o vazio se ocupando, se enchendo de conhecimento humano e até mesmo entrando em projetos loucos como a imigração. Mas isso não resolve, resolve? Pense bem, dá uma sondada lá no fundo, vc vai saber do que estou falando.

Anônimo Curioso

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Curioso,

Agora quem entendeu tudo com seu comentário fui eu...ehehehe

Veja bem, não há vazio nenhum aqui pela falta de deus no meu coração. ;)

Adoro ficar sozinha, no silêncio. Adoro refletir (sem angustia) sobre a vida. Adoro olhar a natureza e as coisas da vida. Adoro observar o ser humano exercendo sua vida nas facetas mais interessantes, tentando achar que não faz parte do reino animal.

Sempre gostei dessas coisa, desde bem criança.

Agora mesmo, nessa viagem, passo o dia sozinha, passeando, curtindo o silêncio que só é quebrado com poucas palavras com os estranhos, eventualmente, aqui na net falando com vocês ou à noite com minha mãe.

Acho que isso é um engano comum de quem é muito religioso, achar que o mundo das pessoas é preenchido por deus ou pela religião. Acho que essa afirmação se encaixa exatamente para aqueles que são religiosos, nada contra. Mas pra mim, preencho com outras coisas, reflexões de outra natureza.

Claro que tenho angustias das mais variadas, você não? E claro que tento resolvê-las buscando novos horizontes, estudando, pensando, criticando. Acho saudável.

Beijinhos,
Alice

obs.: Mais uma vez estamos fugindo ao tema do post. Mais uma vez te convido a uma conversa por e-mail. :)

Postar um comentário