30 de junho de 2010

Processo Federal - adendo

Algumas pessoas questionaram coisas do post passado, então resolvi complementar:

1- Prazos: não espere até receber seu CSQ pra resolver tudo do Federal. Os antecedentes crimimais podem demorar bastante, dependendo do Estado ou país. Por isso, veja que prazos são esses e comece antes.

2- Annexe 1: Antécédents/déclaration (IMM0008 - annexe 1), no item 12. Trata-se de quê organizações você já foi simpatizante, membro ou afiliado. Aqui entram as organizações políticas, sociais, de jovens ou estudantes, de sindicatos ou associações profissionais.

3- Certificats de police et absence de casier judiciaire -  podem me chamar de alarmista, eu sou. Exagerada? Certamente! Mas eu preferiria mil vezes ter pedido os antecedentes canadenses antes, mesmo achando que não faria sentido, do que agora terem me pedido. Falei com o consulado e ele demora 3 meses pra ficar pronto! Ou seja, três meses de atraso.

4-  État des biens personnles - Esse item causou um certo reboliço. Na verdade não tenho certeza do que é certo ou errado. O que eu sei é que não tem escrito em lugar nenhum (pelo menos onde eu li) pra quem é esse documento. O  que tem é que quem faz o processo pelo Federal precisa apresentar o Fond d'établissement, mas lá não diz que se trata do preenchimento do État des biens personnels. Ou seja, pelo bem ou pelo mal, prefiro preencher o dito cujo e mandar. Mas aí acho que fica cmo opcional. :o)

5-  Blogs - gente, esquece esse negócio de pegar info em blog, vai ler o site oficial! :P


1 comentários:

Filipe Moreira disse...

Só discordo, plenamente, da dica de número 5. risos

Bem que o Canadá podia me esperar né? Vai demorar...

Abraços! Bom fim de semana pra vocês.
Filipe Moreira

Postar um comentário