4 de maio de 2010

Curriculum vitæ

Quando estivemos no Québec no ano passado, compramos alguns livros, entre eles um que se chama Guide de la communication écrite au cégep, à l'université et en entreprise que possui diversos modelos de documentos e comentários. Como o objetivo do post é CV (Curriculum vitæ), vamos a eles. 
 
Existem muitos modelos de CV, tanto no Brasil como no Québec. Mas levamos em consideração algumas coisas na hora de elaborar os nossos, inclusive com a ajuda de nossa professora particular. 
 
O objetivo de todo CV é mostrar a competência de um candidato e sua atitude e para isso deve-se levar em conta algumas características: clarté, lisibilité, concision, exactitude e correction de la langue.

Muita atenção a assuntos politicamente-corretos, os canadenses levam isso a sério, então não coloque sua idade, etnia, religião, peso, altura, sexo (nem o de nascença, nem o optado), foto ou qualquer outra característica não relevante, só interessam suas qualificações.

No nosso caso, preferimos utilizar o modelo clássico de CV, com a formation primeiro e as expériences professionnelles depois. De acordo com o livro, no modelo americano a formação vem em segundo lugar.


Então a ordem foi:

 1. Nome completo e endereço: 

GÉRALD TREMBLAY DA SILVA 
275, rue Notre-Dame Est, app. 01, Vieux-Montréal
Montréal (QC), H2Y 1C5, Canada
Résidence: +1 514 872-3101 / Cellulaire: +1 514 555-5555
Courriel: geraldtremblay@mail.qc.ca
2. Formation: em ordem cronológica inversa, com o mais novo primeiro.
 
1884 - 1888Baccalauréat en architecture et en urbanisme
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brésil
Sujet de travail de conclusion: moi et mon nombril dans le centre de l'univers.

3. Formation complémentaire: só os cursos relevantes com a sua profissão e cargo pretendido.


 4. Expérience professionnelles: Mesma estrutura de formation. Nessa lista mostre como você contribuiu para a empresa, mostre seu grau de autonomia, nível de responsabilidade e realizações concretas, não importa se é «Superviser 80 employés» ou «Compter les gens qui passaient sur le trottoir», o importante é não mentir, nem exagerar.
 
depuis 1888 Architecte et urbaniste assistente
Chez moi et mon nombril, Brésil
  • Coordoner une équipe de 80 employés
  • Dans l'après-midi, compter les gens qui passaient sur le trottoir
5. Cours de langue: lembre-se, você está fazendo um processo de imigração para morar numa província francófona onde as pessoas foram proibidas, durante muito tempo, de falar francês nas ruas. O francês não é só uma língua, é uma das ferramentas de manter a cultura viva. Se seu objetivo é fazer o processo do Québec por que o do Canada é mais difícil e depois quer ir morar em Toronto, porque você tem um monte de diploma de inglês, pelo menos não diga isso no seu CV. Ou seja, primeiro seu conhecimento real do francês e depois do inglês. 
 
6. Implication sociale: aqui você coloca as coisas boas que você já fez para a sociedade, por exemplo, trabalhos voluntários. Se você não fez nada disso, pode começar hoje mesmo, que tal? 
 
7. Intérêts: aqui você coloca as coisas que você gosta de fazer, se tem algum passatempo. Não vale mentir e dizer J'aime la litterature quebecoise. Se você já foi ao Québec, escreva aqui.

4 comentários:

Patitando disse...

Oi Alice, excelente post! Valeu por compartilhar as dicas do livro...
bj!

Alice no País das Maravilhas disse...

Oi Querida,
Obrigada pelos parabéns do post, mas devo dar o crédito ao super Gato...hehehe
É que mulher (no caso eu) fala tudo que vem à cabeça, come letra, e vai que nem metralhadora.
Já homem (pelo menos ele) pensa bastante e depois fala, aí faz posts mais elaborados e bem escritos! *rindo*
Ah, sem contar que mulher bipolar escreve mais caótica ainda! hahaha
Beijinhos

vivian pacheco disse...

olá, estou montando um portfolio para uma agência de publicidade em Montreal no Canadá na qual estou muito interessada há mais de um ano. mas estou tendo dificuldades em encontrar quais são os aspectos mais relevantes para esse portfolio (por ex., quais informações sobre a elaboração de uma campanha eles estão interessados em ver), você teria qualquer informação deste tipo, ou saberia me dar alguma dica sobre como encontrá-la?
qualquer informação é muito bem vinda! obrigada :)

Gato de Cheshire disse...

Olá mim,

Infelizmente não li nada sobre portifólios de publicidade, apenas sobre comunicação escrita.

Não sei se posso ajudar, mas recomendo observar o que foi dito sobre o objetivo de todo CV: mostrar a competência de um candidato e sua atitude e para isso deve-se levar em conta algumas características: clarté, lisibilité, concision, exactitude e correction de la langue.

Postar um comentário